TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALGAS: MORFOLOGIA E TAXONOMIA

Por:   •  15/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CÂMPUS DE IPORÁ

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

 

 

 

 

ALGAS: MORFOLOGIA E TAXONOMIA

 

 

 

 

Aluno(s): Mateus Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

IPORÁ-GO

MAR/2019

INTRODUÇÃO

O termo algas é aplicado a uma ampla variedade de organismos aquáticos fotossintetizantes pertencentes a diversas linhagens não diretamente relacionadas umas às outras, em sua maioria, microscópicas e dulcícolas, mas podem ser encontradas em quase todos os ambientes, podem ser marinhas, de águas salobras, terrestres ou subaéreas. Também podem ocorrer em salinas, neves, desertos, cinzas vulcânicas, sobre solos ou cascas de árvores, podem ser epi ou endofiticas, epi ou endozooicas (JUDD et al., 2009, p.155).

A estrutura vegetativa das algas verdes apresenta uma variedade muito grande de níveis de organização, desde indivíduos unicelulares, flagelados ou não, até os talos, às vezes patogênicos (REVIERS; 2013).

As algas desempenham um papel ecologicamente semelhante àquele exercido pelas plantas terrestres, sendo responsáveis pela maior produtividade de oxigênio do planeta. Também se destacam por fazerem parte do fito plâncton, a base de a cadeia alimentar em ambientes aquáticos. Tem relevante importância econômica na indústria alimentícia, têxtil, farmacêutica e química, além de gerar grandes prejuízos às populações humanas através dos eventos de floração tóxica (RAVEN; EVERT; EICHHORN, 2007).

OBJETIVOS

Reconhecer as principais características utilizadas na identificação das espécies de algas.

MATERIAL E MÉTODOS

Na aula prática realizada no dia 25 de março de 2019, na disciplina de Morfologia e Sistemática de Criptógamas o professor Luís Henrique propôs à turma de Ciências Biológicas do 3° período a observação das algas em um microscópio óptico no laboratório de biologia (Neap).

Para a realização da aula o professor coletou uma amostra de água do Lago Pôr do Sol com bastante substrato, com o auxílio da pipeta de Pasteur, pegamos uma pequena amostra (contendo substrato). Foi depositado sobre a Lâmina, e logo após cobriu-se com a lamínula, e com o auxílio do papel toalha retirou-se o excesso de água, logo depois foi levado até o microscópio, visualizando nos aumentos de 4x, 10x e 40x.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na observação realizada da água do Lago Pôr do Sol, é possível observar diferentes tipos de algas de acordo com sua classificação, filamentos, e os cloroplastos em relação a seu formato e localização, foi observado que na amostra coletada, havia algas unicelulares e multicelulares, cloroplastos em forma estrelada, alongada e foi possível observar suas duas formas, axial e parietal.

As algas encontradas na amostra coletada no Lago Pôr do Sol, com estruturas presentes, é possível serem observadas na objetiva de 40x no Microscópio Óptico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com