TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCENTIVO NA FORMAÇÃO DE JOVENS AGRICULTORES, COM NOVAS PERSPECTIVAS DE MELHORIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Por:   •  11/2/2018  •  Resenha  •  3.080 Palavras (13 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 13

PROJETO

A EDUCAÇÃO QUE A GENTE QUER  DO JEITO QUE A GENTE É

ITABERABA – BAHIA

2016

A EDUCAÇÃO QUE A  GENTE QUER DO JEITO QUE A  GENTE É

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCENTIVO NA FORMAÇÃO DE JOVENS

AGRICULTORES, COM NOVAS PERSPECTIVAS DE MELHORIAS NO ENSINO

DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Candice

Diretora

Viviane dos santos Vitoria

Coordenadora Pedagógica

ITABERABA- BAHIA

2016

Sumário

Apresentação        03

Introdução        05

Justificativa        09

Objetivos        10

Metas        13

Ações        14

Cronograma        15

Orçamento        18

Parcerias        19

Proposta        20

Bibliografia        21

Anexos        23


APRESENTAÇÃO

A escola ....., através da Secretaria de Educação e Agricultura, busca incentivar a organização de Hortas Escolares, valorizando o semiárido e a cultura local dos nossos alunos  e  de toda a comunidade escolar.

Este projeto tem por objetivo além de melhorar a qualidade do ensino nos campos de ciências e biologia, conscientizar sobre a importância do meio ambiente, inserir bons hábitos alimentares em nossos alunos e principalmente despertar o interesse dos mesmos para agronegócio, incentivando na formação de jovens agricultores e valorizando suas raízes. Pois entendemos que através da Horta Escolar é possível levar o aluno a consumir mais hortaliças, fonte de vitaminas, fibras e sais minerais; A obter noções sobre Educação Alimentar, Ambiental e Sanitária e a servir-se dela como instrumento prático do processo ensino/aprendizagem.

Este projeto visa o acesso, a permanência e o sucesso do aluno na escola, além de oferecer uma educação de qualidade que permita a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e atuantes na comunidade em que vivem e ao mesmo tempo difundindo, incentivando o interesse do jovem pelo agronegócio e contribuindo para o fortalecimento das atividades de cooperação na Escola Pública.

A produção de hortas escolares tem demonstrado grande êxito no que se refere à transformação de um sujeito crítico e atuante nas práticas educativas, inserindo-os na condição de propagador de uma consciência ecológica, ambiental e alimentar. Nesse sentido, o papel do educador no ensino fundamental é muito relevante, já que a Educação Ambiental não é uma matéria somada ao currículo da escola básica.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver nos alunos a compreensão da agricultura familiar e o desenvolvimento de técnicas de cultivo relacionadas ao desenvolvimento sustentável, além disso, promover a capacidade para o trabalho em equipe, a cooperação, o respeito e o senso de responsabilidade, a alimentação saudável e alternativa livre de agrotóxicos, inclusive valorizando suas raízes com a educação que a gente quer do jeito que a gente é.

Os Programas Curriculares Nacionais (PCNs) sugerem que os conteúdos de educação ambiental e alimentar sejam tratados nos temas transversais de maneira interdisciplinar na educação formal. Em outras palavras, propõe-se que as questões ambientais e de saúde permeiem os objetivos, conteúdos e orientações didáticas em todas as disciplinas.

Diante desse contexto, foi proposto pela Sra. Candice , diretora da Escola Municipal ...., a criação de uma horta escolar, no primeiro momento desenvolvendo um projeto piloto, a fim de expandi-lo para toda a comunidade escolar, tendo como foco, a inicialização de pesquisas, inserindo-nos de modo enfático à prática interdisciplinar, onde faremos a integração das disciplinas e projetos semestrais, apontando a necessidade das práxis, levando em consideração os conhecimentos adquiridos pelo grupo durante a execução do projeto em questão.

O processo de sensibilização da comunidade escolar pode fomentar iniciativas que transcendam o ambiente da mesma, atingindo tanto a comunidade onde a escola está inserida como comunidades mais afastadas nas quais residam alunos, professores e funcionários, potenciais multiplicadores de informações e atividades relacionadas à Educação Ambiental implementada na escola.

Nesse sentido, a horta escolar torna-se um elemento capaz de desenvolver temas envolvendo educação ambiental e alimentar, pois além de conectar conceitos teóricos e práticas, que auxiliará o processo de ensino e aprendizagem, se constituindo como uma estratégia capaz de ajudar no desenvolvimento dos conteúdos de forma interdisciplinar, distribuídos em assuntos trabalhados por temas transversais.

Toda ação educacional que integre questões ambientais, que objetive mudanças de atitudes, que incentive a cooperação e a solidariedade, que pratique o respeito e a tolerância e que busque resgatar valores éticos hoje perdidos na nossa sociedade, pode ser chamada de Educação Ambiental.

O Ministério da Educação considera importante que se estabeleçam novos modelos educacionais. Estes devem integrar saúde, meio ambiente e desenvolvimento comunitário, através de programas interdisciplinares. Para atingir essas metas, a horta escolar, e a relação desta com a participação comunitária, se torna um eixo articulador com ricas possibilidades de atividades pedagógicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (2.5 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com