TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS SOCIAIS DA COMUNIDADE

Por:   •  9/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.615 Palavras (15 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 15

ASPECTOS SOCIAIS DA COMUNIDADE DO SEGREDINHO MUNICÍPIO DE CAPANEMA/PA, NORDESTE PARAENSE.

Layse Oliveira da Silva; Letícia Maia Rodrigues; Luana Gabriela Costa Bezerra; Roberta Larisse Gomes Barros; Tainá Diulyen dos Santos Matos.

1. INTRODUÇÃO

Segundo Schroeder (2004) a humanidade sempre será constituída por organizações sociais, que vão representar um esforço coletivo para atingir determinados fins. As principais organizações sociais são: hospitais, escolas, igrejas, locais de lazer, prefeituras entre outros. Isso vai caracterizar os vários sistemas sociais presentes em uma localidade.

“A sociedade moderna é marcada por funções diferenciadas manifestas na forma de subsistemas (economia, religião, política, ciência, educação, direito). ” (MELO, 2013)

A comunidade do Segredinho possui vários sistemas sociais como foi citado anteriormente, então faz-se necessário o entendimento dos mesmos, para introdução de estudos socioambientais na comunidade e para promover possíveis melhorias tanto na estrutura física e social da comunidade.

2. OBJETIVO GERAL

Identificar e explanar os tipos de sistemas sociais mais presentes na comunidade do Segredinho, município de Capanema/PA, tais como: lazer, religião, política, educação, economia e saúde.

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Entender como os moradores estão inseridos nos diferentes tipos de sistemas sociais.
  • Identificar as principais atividades relacionadas a cada tipo de sistema social estudado.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

Para Morin et all (2003) realizar pesquisas sob o pensamento sistêmico, significa assumir princípios e pressupostos teóricos importantes e significativos, tais como: complexidade, subjetividade, intersubjetividade, incerteza, interatividade, mudança, auto-organização, emergência, inter e transdisciplinaridade, causalidade circular, multidimensionalidade, entre outros. Esses princípios, com suas implicações ontológicas, epistemológicas e metodológicas, nos levam a conceber a metodologia de pesquisa como estratégia de ação, como caminho que se vai construindo ao mesmo tempo em que se constrói o conhecimento”

Para Comte Apud LOWY (1987) a física social é a ciência que tem por objetivo o estudo dos fenômenos sociais considerados semelhantes a fenômenos astronômicos físicos, químicos e fisiológicos, quer dizer, como sujeitos a leis naturais invariáveis, cuja descoberta é o objetivo específico de suas pesquisas.

Quando observa-se os fenômenos biológicos, não se pode negar que identificam-se dois princípios muito gerais, um, a manutenção dos sistemas vivos em um continuo fluxo ordenado de processos, e o outro, uma tendência ao aumento da diferenciação e da ordem. ” Bertalanffy (1967)

Segundo Luhmann (1977) o sistema social global auto diferencia-se em subsistemas tais como o direito, a ciência, a religião, a política e a economia, conforme a função que desempenham. Mas, a principal função de todo e qualquer sistema social é reduzir a complexidade do ambiente. A interpretação de sistemas sociais como sistema constituído por sentido e como algo que ao mesmo tempo constitui sentido, expressa a mudança paradigmática na teoria geral dos sistemas, onde a distinção parte / todo foi substituído pela diferença sistema / meio.

Para Luhmann (1977) o principal fator em comum entre todos os sistemas sociais é o fato de que a sua operação básica é a comunicação. A comunicação é a principal operação de um social. O autor define a comunicação como a síntese de três seleções: mensagem, informação e compreensão da diferença entre mensagem e informação.

Segundo Alves (1995) o ponto de partida da teoria sistêmica está na premissa de que a natureza da realidade social é um conjunto de fenômenos materiais ou de ideias, crenças e hábitos "externos" ao comportamento dos indivíduos. Ou seja, as ações humanas, e as relações sociais são fatos de um modo objetivo e devem ser concebidos como fenômenos reais, como uma “coisa em si” que se encontra fora e independente dos indivíduos e de suas consciências. Assim a teoria sistêmica a natureza da sociedade é constituída por uma totalidade mais ou menos organizada de crenças e sentimentos comuns a todos os membros do grupo.

4. METODOLOGIA

4.1 Caracterização da Área de Estudo

A Comunidade do Segredinho está localizada próximo ao distrito de Tauari- PA (3 km de distância da comunidade do Segredinho), o mesmo pertence ao município de Capanema- PA (25 km de distância da comunidade do Segredinho). A comunidade cresceu ao longo da estrada do Segredinho, a mesma se estende até o rio que deu ascendência ao nome da comunidade. O nome “Segredinho” nasceu, pois, os antigos moradores (indígenas) se depararam com um rio que estava escondido na mata e a partir dessa descoberta, eles passaram a capturar peixes, utilizando-os para a sua subsistência.      

A comunidade acopla cerca de 200 famílias atualmente. O rio ainda permanece na comunidade e continuar a ser aproveitado para a pesca e também outras atividades, como a agricultura, pecuária, artesanato e outras que contribuem no sustento de cada família, tanto no consumo próprio, quanto para o comércio.

O estudo foi realizado na comunidade no dia 13 de setembro de 2017.

4.2 Dinâmica de Fantoches

No mesmo dia, foi realizada uma atividade lúdica com fantoches para explorar com clareza a educação ambiental na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Profª Maria da Silva Corrêa. Para a realização da dinâmica, foram utilizados materiais como, fantoches, papelão, tnt, tinta guache, canetas coloridas, cartolina, papel crepom, fita adesiva, cola branca, tesoura, grampeador, cola quente e cola de isopor.  A dinâmica com fantoches foi exposta no período da manhã com o público de crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos de idade.

A dinâmica teve o intuito de interagir e conscientizar os estudantes da comunidade de como se deve reaproveitar e reciclar o lixo, apontando a sua importância, o valor da preservação do meio ambiente também foi abordado. Dentro da apresentação houveram três fantoches que interagiram com os estudantes, sendo dois fantoches caracterizados como crianças e um fantoche caracterizado como adulto, os mesmos foram alocados em um painel demonstrando um ambiente escolar fabricado com os materiais citados anteriormente. A apresentação foi iniciada por uma narrativa explanando a importância da preservação do meio ambiente e separação do lixo. No final houve total participação dos alunos, respondendo perguntas e discutindo sobre o assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (783.6 Kb)   docx (596.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com