TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agentes Mutagênicos

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  314 Visualizações

INTRODUÇÃO

O material genético de todo ser humano é formado por nucleotídeos, sendo que estes estão expostos a agentes mutagênicos e carcinogênicos com frequência.

Entende – se por mutações alterações na estrutura e na composição química nas moléculas de DNA. E por carcinogênese o processo em que uma célula normal é transformada em uma célula maligna, e o agente que induz esse processo é denominado de carcinógenos.

As mutações podem acontecer também em células germinativas, essas que são transmitidas de geração em geração, e podem acarretar desordens genéticas, fertilidade reduzida e síndromes fetais.

Durante o processo evolutivo do ser humano, o material genético sofreu mutações benéficas para aumentar a variabilidade genética. As mutações que podem ser resultado de funções celulares normais ou de interações com o ambiente são denominadas de mutações espontâneas. E as mutações ocorridas por exposição ou tratamento com determinados compostos são chamadas de mutações induzidas.

Os processos de mutagênese e carcinogênese estão ligados por iniciar com uma alteração irreversível no DNA, com replicação e proliferação celular.

Estes compostos mutagênicos estão presentes em nosso dia a dia em medicamentos, tintas, cosméticos, roupas, produtos de limpeza, entre outros.

 

CONCLUSÃO

Essa revisão bibliográfica teve como intuito apresentar os possíveis agentes mutagênicos e carcinogênicos aos quais o homem esta exposto diariamente e mostrar a importância de se ter mudanças de hábitos e de comportamento, visto que com isso se melhorará a qualidade de vida e a saúde do homem. Sendo assim fazendo - se necessário uma mudança pessoal e populacional de hábitos, para que possamos diminuir esses agentes.

 

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com