TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Precificação De Produtos Em Acríilico: Estudo De Caso Oficina Do Acrilico

Trabalho Escolar: Precificação De Produtos Em Acríilico: Estudo De Caso Oficina Do Acrilico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  5.297 Palavras (22 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 22

PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS EM ACRÍLICO:

ESTUDO DE CASO OFICINA DO ACRÍLICO

JONATHAN CUNHA MELO

RODRIGO MALVINO1

PROFESSOR ORIENTADOR WANDER PACHECCO

RESUMO

Embora seja comum se tratar de formação de preço de venda tanto no comércio, indústria ou prestação de serviço, esse tema tem sido um dos maiores desafios encontrados dentro das organizações, haja vista que, o preço de venda tem se tornado em um grande diferencial para as empresas em relação aos seus clientes. Em virtude deste cenário, essa pesquisa trata de utilização de métodos adequados para a formação do preço de venda dos produtos da empresa Oficina do Acrílico, que possui uma produção complexa devido à alta variedade de produtos com pesos e dimensões variáveis, o que dificulta precificá-los. Realizou-se uma pesquisa descritiva e explicativa, sendo os dados coletados por meio de observação simples, entrevista e pesquisas bibliográficas. Foram determinados como amostra os setores de produção e financeiro, tendo como universo a empresa em sua totalidade. Pode-se constatar a falta de métodos e padrões para formação de preço de venda dos produtos da empresa, além do desconhecimento dos custos em cada etapa produtiva.

Palavras-chave: Administração da produção; Administração de custos; Precificação.

1 INTRODUÇÃO

As organizações encontram grande desafio quando o assunto é precificação, tornando-se um dos problemas mais complexos dentro das empresas, uma vez que, a precificação possui uma relação direta com muitas variáveis, tais como: custos, despesas, mão de obra, mercado, entre outras. Por isso, ao precificar um produto é fundamental que o gestor faça uma análise crítica do mercado e em relação às indústrias de todos os processos envolvidos na fabricação do produto, para que o preço estipulado possa suprir todos os custos de produção e operacional e ainda gerar o lucro desejado pela empresa.

Sendo assim, o estudo apresentado está fundamentado em pesquisas bibliográficas, fontes eletrônicas e também pesquisa de campo, realizado na empresa Oficina do Acrílico, situada no bairro Jardim América município de Cariacica no Estado do Espírito Santo. Esta apresenta alguns desvios relacionados à gestão de produção e financeira, o que dificulta obter uma precificação adequada, pois a empresa possui uma produção complexa nas etapas produtivas devido à alta variedade de pesos e dimensões de seus produtos e consequentemente o dimensionamento equivocado dos recursos a serem utilizados. Desta forma o estudo se limitará na compreensão do processo produtivo e na análise dos custos gerais da empresa que podem influenciar na precificação dos produtos. Tomar-se-á como referência os resultados das operações compreendidas no período de 2009 à 2011.

Por meio da compreensão do exposto definiu-se então o problema de pesquisa, como: considerando a alta variedade de pesos e dimensões dos produtos em acrílico da Oficina do Acrílico, qual o método adequado para a precificação dos produtos?

Em resposta a essa pergunta foi traçado o seguinte objetivo geral: elaborar um modelo de precificação de produtos em acrílico da empresa Oficina do Acrílico, considerando sua alta variedade de pesos e dimensões, visando desenvolver uma forma de precificação correta. Mas para alcançar esse objetivo foi necessário elencar alguns objetivos específicos, tais como: verificar planilhas de custos da empresa no período de 2009 à 2011; mensurar consumo de energia das máquinas; calcular depreciação das máquinas e equipamentos; averiguar peso específico do acrílico; calcular custos com hora homem; e custos com hora máquina.

Para qualquer empresa se manter no mercado é fundamental que o setor financeiro esteja bem estruturado e isto só será possível se entre outros fatores o preço praticado em seus produtos proporcionar condições de pagar os custos e ainda gerar lucro. Diante do exposto, destacam-se duas principais razões que fundamentam este trabalho: a primeira está relacionada ao âmbito acadêmico, sendo possível colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula. A segunda razão para o estudo é a relevância do tema para a gestão da empresa no que se refere à precificação dos produtos.

A metodologia utilizada para a elaboração deste estudo baseou-se nos critérios de classificação de pesquisa propostos por Vergara (2007, p. 46), na qual a pesquisa foi classificada em descritiva e explicativa. Descritiva, pois pretende expor as características do método de precificação atualmente utilizada pela empresa. E explicativa, pois pretende justificar os motivos de se ter uma precificação coerente e esclarecer quais fatores contribuem de alguma forma na precificação.

O meio para se alcançar os resultados desta pesquisa foi a pesquisa de campo, partindo dos dados coletados na empresa “Oficina do Acrílico”. A pesquisa foi documental, porque foi feito uso de documentos internos da empresa. Bibliográfico, pois se utilizou de material acessível ao público em geral, como livros. E por fim, a pesquisa também foi classificada em estudo de caso por possuir caráter de detalhamento e profundidade e, por ser um circunscrito a uma ou poucas unidades, aqui entendida como a empresa “Oficina do Acrílico”.

Foi utilizado como universo de pesquisa a própria empresa Oficina do Acrílico, que possui dezessete funcionários e dois sócios. E a amostra utilizada foi os setores de produção e financeiro, que somados representam 68,42% (13 colaboradores), do universo total de dezenove colaboradores.

Para obter os dados necessários em auxílio à resposta do problema foram coletados dados por meio de observação simples, em que foi mantido um distanciamento da situação estudada, sendo apenas um espectador interativo. Também se utilizou de entrevista, realizada com os sócios e o supervisor de produção. E por fim, foram utilizadas pesquisas bibliográficas em livros e artigos que continham dados pertinentes ao assunto. Os dados coletados foram tratados de forma não paramétrico, pois os resultados obtidos não foram apresentados de forma estatísticos, antes foram apresentados em forma de análises.

2 OS CUSTOS E SUAS CLASSIFICAÇÕES

Em um mercado que apresenta, cada vez mais, um cenário de competitividade enfrentado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com