TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Neurociências Recapitulando

Por:   •  17/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

RECAPITULANDO...

1 – Alguns cientistas consideram a glia um “gigante adormecido”. Quais são essas células e com quais funções estão associadas? As células da Glia ou gliócitos são células que compõe o sistema nervoso juntamente com os neurônios. São células que foram ignoradas por muito tempo, mas atualmente se mostram cada vez mais importantes para o funcionamento do Sistema nervoso. Os gliócitos tem funções de suporte e manutenção dos neurônios e são constituídos pelos Astrócitos, Oligodendrócitos, Célula de Schwann,Células Ependimais, Micróglias.

2 – São os neurônios que sentem as mudanças no ambiente, que comunicam essas mudanças a outros neurônios e que comandam as respostas corporais a essas sensações. Como são estruturadas essas células? Os neurônios são formados por um núcleo, corpo celular (soma), dendritos, axônio e terminal axonal.        

3 – Qual a relação entre espinhos dendríticos e crianças com deficiência intelectual? Foram detectadas alterações nos espinhos dendríticos no encéfalo de sujeitos com distúrbios cognitivos. Pesquisadores, estudando cérebros de crianças com deficiência intelectual descobriram anormalidades nos seus espinhos dendríticos.

4 – O que é e como ocorre o impulso nervoso? O impulso nervoso é uma corrente elétrica que é transmitida de um neurônio para o outro com a finalidade de transmitir neurotransmissores que por sua vez são responsáveis diversos processos químicos no nosso corpo.

O impulso nervoso inicia-se quando o neurônio sofre um estímulo suficientemente forte para desencadeá-lo. Isso acontece quando uma membrana está em potencial de repouso, uma condição em que a superfície interna da membrana possui carga negativa em relação à superfície externa.

Nessa condição, há uma diferença de potencial entre o interior e o exterior de, aproximadamente, -70 mV. Isso ocorre porque as concentrações de Na(sódio) fora da célula são muito maiores do que as concentrações na parte interior. O K+ (potássio), por sua vez, é encontrado em maior quantidade dentro da célula. Essa concentração é mantida pelo transporte ativo de íons, que ocorre através da membrana por meio da bomba de sódio e potássio.

Quando o neurônio sofre um estímulo, há a abertura dos canais de Na+ e uma entrada rápida desse íon para o interior da célula. Nesse momento, a diferença de potencial passa a ser +20 mV. O Na+ difunde-se para outras partes da membrana, e os canais de Na+ abrem-se ao longo da membrana do neurônio.

A entrada de Na+ desencadeia a mudança de potencial, o fechamento dos canais de Na+ e a saída dos íons K+ em razão das modificações nas proteínas da membrana, o que facilita a saída desse íon. Tudo isso ocorre de maneira bastante rápida para que a condição de repouso seja restabelecida, ou seja, a membrana é repolarizada. Essas alterações no potencial elétrico da membrana são chamadas de potencial de ação ou impulso nervoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com