TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Reflexiva Unidade II

Por:   •  2/10/2019  •  Resenha  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  2.245 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: THIAGO DE JESUS BECASTRO

RGM: 21782997

Atividade Reflexiva - Unidade II - O Ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental.

Polo: CRUZEIRO DO SUL EAD – POLO ARARAQUARA - HIGIENÓPOLIS - SP

        Ao analisar o Projeto Pedagógico, ficou claro os princípios que a escola quer formar em seus alunos, que são: autonomia, formação consciente e critica, trabalho em equipe, construção de valores, tendo como o principal o educando ser protagonista de sua historia.

        A estratégia de ensino na matéria de matemática adotada pela escola prioriza a comprovação da teoria ensinada e a justificativa da argumentação, utilizando para isso a historia da matemática, o uso de jogos, a resolução de situações problemas e o uso de novas tecnologias.

        A organização curricular é separada em trimestre. O segundo trimestre foi separado em quatro eixos: MMC ( Mínimo Múltiplo Comum), MDC ( Maximo Divisor Comum), Frações e suas operações e noção de porcentagens, no terceiro trimestre foi separado em dois eixos: Números decimais e suas operações e probabilidade com números decimais.

        Pode se observar que o livro utilizado em sala de aula é composto pelas quatros áreas da Matemática, os Blocos de Conteúdos. Na primeira parte esta o bloco Números e Operações, que engloba, sistemas de numeração, cálculo com números naturais, divisibilidade, frações. Na segunda parte esta o bloco Espaço e Forma, onde entra a geometria. A geometria é lecionada por um professor diferente, pois a escola valoriza e entende que ela é importante para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. O bloco Grandezas e Medidas esta na terceira parte do livro, separados pelos capítulos: Medidas e Superfície, Volume e Capacidade, Medidas de massa, Valor Posicional, já o Bloco Tratamento da Informação esta distribuído dentro dos outros Blocos, ajustando-se ao conteúdo do capitulo. Além do livro didático, é utilizado o Caderno de Exercícios, que segue a mesma metodologia.

        A professora em sala usa a maior parte do tempo, a estratégia de resoluções de problemas, dando pouca ênfase nas estratégias com jogos, historia da matemática e tecnologias da informação, mais por desconhecimento dos assuntos.

Pode se concluir que o plano pedagógico não é seguido, deixando partes importantes no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

Referencias:

PLANO PEDAGOGICO, Araraquara, [s.n.], 2017.

CASTRUCCI, B.; GIOVANNI, J. R.; JUNIOR, J. R. G. A Conquista da Matemática 6. São Paulo: FTD, 2015.

CASTRUCCI, B.; GIOVANNI, J. R.; JUNIOR, J. R. G. A Conquista da Matemática Caderno de Exercícios. São Paulo: FTD, 2015.

TINTI, D. Prática de Ensino em Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. São Paulo: Cruzeiro do Sul Virtual, 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (100.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com