TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade reflexiva em ciências biológicas

Por:   •  24/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto de Iniciação à Docência em Ciências, nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Alun@:

RGM:

Polo: Virtual

Data: 16052022

Tutor:

Título do texto de divulgação científica: Eclipse Lunar

Link do texto de divulgação científica na internet: https://www.youtube.com/watch?v=MN5BMLGBah0

Área temática das Ciências da Natureza: Terra e Universo

Ano do Ensino Fundamental: 8º ano

Objeto (s) de Conhecimento: Sistema Solar, Terra e Lua

        Com a turma organizada em um grande semicírculo e a sala de vídeo com pouca luz, projetar em slide o título do vídeo "Eclipse lunar total visto a partir da Lua”. É importante explicar aos alunos que o vídeo se trata de uma concepção artística produzida pela NASA, de um eclipse total da lua, mas por uma visão diferenciada, a partir da lua.

Algumas perguntas durante a exposição do vídeo vão ajudar a compreensão e o pensamento, como: Quais corpos estão sendo observados na animação? O que explica o movimento do sol, em relação a Terra? Qual a diferença entre esse tipo de eclipse e o eclipse do Sol? Explicar a turma que deverão observar os movimentos dos astros e o que ocorre com o aspecto da Lua durante a animação.         Caso a escola não disponha de computador ou equipamento de projeção para exibição da animação, é possível apresentar o conceito com a participação da turma. Com a ajuda de três alunos e a utilização de uma lanterna comum ou mesmo com a lanterna de um telefone celular, posicionando um dos alunos ao centro do semicírculo, representando o Sol. Com outro aluno representando a Terra e devidamente posicionado, é possível exemplificar os movimentos de rotação e translação em relação ao Sol e o eclipse da Lua fazendo um esquema semelhante ao vídeo, de maneira que seja possível observar a luz do Sol iluminando Terra e Lua, através da movimentação e o alinhamento dos astros, a transição entre a luz e sombra que a Terra vai fazer na Lua.

        Finalizada a apresentação, uma consideração breve é feita e alguns questionamentos, como: O que mais chamou sua atenção na animação? Quando a Terra obstrui a luz do Sol, o que acontece com a Lua?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (316.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com