TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva Praticas de Ensino

Por:   •  23/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  2.317 Visualizações

Página 1 de 2

PRÁTICAS DE ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO – ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE II

- Até que ponto a diversidade do uso dos recursos didáticos no ambiente escolar contribui para o aprendizado?

A educação vem passando por um momento de profunda transformação em relação a prática docente. São muitas as novas tecnologias que estão disponíveis aos alunos nos dias de hoje. Desta forma, é preciso inovar sempre para garantir a atenção e o interesse dos alunos no assunto que está sendo ensinado na escola, e cabe ao professor ser esse agente de transformação.

Quando pensamos em uma aula a primeira coisa que vem à cabeça é a lousa, o giz de cera, e os alunos sentados em fila prestando atenção e copiando no caderno. Mas esse modelo tradicional, onde se expõe o conteúdo oralmente com exemplos e atividades avaliativas por escrito, já não serve mais para os alunos curiosos, antenados e conectados que chegam às escolas atualmente. Claro que ainda hoje encontramos o modelo tradicional de educação nas escolas, principalmente nas públicas, que sofrem com o sucateamento e os baixos salários dos funcionários, fazendo com que eles trabalhem cada vez mais e sobre pouco tempo para o planejamento ideal das aulas. Este método onde não há a participação dos alunos acaba por não atingir os principais objetivos da educação que são a eficiência da aprendizagem e a criação de alunos ativos.

Os recursos didáticos chegam para auxiliar os docentes no planejamento de aulas inovadoras, fazendo uso sempre de todas as formas de transmissão de conhecimento, com informações textuais, orais e visuais. Garantindo isto através dos tradicionais livros didáticos e apostilas, mas também usando da tecnologia para trazer exemplos reais, com figuras, filmes, desenhos e vídeos. Esta aula multifacetada faz com que os alunos adquiram o conhecimento, apliquem o conhecimento de forma ativa e fixem melhor o conhecimento, se tornando agentes participativos do processo de aprendizagem.

São inúmeros os recursos que podem ajudar a melhor ou aprimorar a aula que será ministrada em sala de aula, como vídeos, pesquisas, experimentos, jogos didáticos, mas também temos atividades fora de sala de aula, como laboratórios, parques, zoológicos, museus. E todos estes recursos só trazem benefícios para as aulas e garantem o completo aprendizado do aluno.

Para garantir que os recursos funcionem da maneira correta, é essencial que o professor acompanhe as atualizações do mundo moderno, mantendo também um contato mais próximo com seus alunos e comunidade, para que esteja preparado e competente para planejar e aplicar todas as ferramentas que estão ao seu alcance e colher os frutos desta aprendizagem ativa e transformadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com