TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Reflexiva

Por:   •  21/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 2

No processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil, são usadas diferentes linguagens de ensino, hoje apresentaremos três focos importantíssimos para a educação infantil, que são elas a Música, a Contação de Histórias e as Artes Visuais.

Música

A definição da música na educação infantil passa pelas atividades musicais que oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura, a mesma se apresenta na vida da criança desde muito cedo, no ventre de sua mãe ela já começa, a ter contato com os sons e musicas. A criança aos poucos vai formando sua identidade, a partir do momento em que a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos se tornam mais amplos e este contato vai envolver também o aumento de sua sensibilidade e fazê-la descobrir o mundo a sua volta de forma prazerosa.

Por ser tão importante a musica recebeu uma discussão especial no  Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – RCNEI.

O RCNEI enfatiza a presença da música na Educação Infantil. Traz em seu contexto orientações, objetivos e conteúdos a serem trabalhados neste nível de ensino e mostra, ainda, ao educador que a Música é uma linguagem e como área de conhecimento deve ser entendida como: produção, apreciação e reflexão (RCNEI, 1998).

O RCNEI destaca dois blocos principais a ser trabalhados na musica, que são eles os “O fazer musical” e a “Apreciação musical”, onde os dois propõe não só o ouvir e o cantar da musica mais sim a sua utilização nas praticas educativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com