TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aulas Práticas Aplicadasno Ensino - Preservação e Conservação

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

As aulas práticas são fundamentais para o desenvolvimento estudantil independente de sua disciplina e idade, faz com que ele relacione o conteúdo dado em sala de aula com o que ele poderá vir a executar em sua profissão no futuro. Além de conhecer de perto a matéria ensinada em sala, faz com que o aluno adquira visão crítica em relação ao que aprende, também faz com que ele trabalhe em grupo sabendo respeitar seu colega, porém tudo isso depende do método de ensino de quem leciona a matéria e o que a escola disponibiliza para o professor. No período do ensino fundamental e ensino médio as crianças e adolescentes ainda estão em busca de saber o que realmente gostam e qual carreira querem seguir, com isso, as aulas práticas tem fundamental importância, pois podem ser o estímulo para o aluno decidir sua profissão futura. Porém no Brasil a taxa de alunos que tem acesso a laboratórios de ciências é baixa comparada a países desenvolvidos.

Introdução

Cada vez mais professores de escolas públicas e particulares vêm buscando novos métodos para tornar o aluno cada vez mais dedicado e interessado nas atividades curriculares.

Atualmente saber só o que é lecionado em sala é pouco para um profissional de sucesso, o que faz com que o aluno busque novas formas de saber algo que o torne diferente dos outros. Com a concorrência do mercado e a exigência do saber de um profissional de alto nível, o conhecimento prático vem se tornando cada vez mais importante na carreira de uma profissional.

De forma geral aulas práticas no ensino de ciências são feitas somente em laboratórios e experimentos simples envolvendo reações, porém pode ir além disso, como observação e identificação de plantas e animais na própria escola ou em torno dela. "As teorias científicas são complexas, geralmente distantes do senso comum, pois precisam de um alto grau de abstração. Daí a importância da experimentação para a compreensão desses conceitos", ressalta Ildeu de Castro, do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia. Em outras palavras Ildeu quis dizer que aulas práticas tornam-se mais interessantes aos alunos por não serem em salas de aula, locais onde há muita cobrança e disciplina, a prática faz o aluno sentir-se mais livre para aprender e isso faz que seu desenvolvimento seja maior.

É preciso fazer a turma se interessar e perguntar sobre a aula, para isso não é preciso vidrarias de laboratório, jalecos, pias, bancadas e etc., é preciso boas intenções da escola e do professor para fazerem que o grupo se desenvolva e aprenda a trabalhar em equipe.

Metodologia

O projeto das aulas práticas será feito com turmas do 9º ano do Ensino Médio, onde os alunos serão levados á um jardim local, onde terão determinadas aulas de Ciências Gerais e Biologia para observarem a fauna e flora do local de forma divertida e dinâmica, onde eles irão saber a forma como cada ser vivo sobrevive no local, tudo acompanhado dos respectivos professores.

Também será explicada a importância de preservarmos o meio ambiente em geral, e especificamente a alimentação da fauna aquática do Jardim, que mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com