TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS EXPERIMENTO DE FÍSICA I

Por:   •  3/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

   CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS

EXPERIMENTO DE FÍSICA I

Cruz das Almas

2017

ANGELA  MARIA GOMES, FELIPE OLIVEIRA, IAGO BARBOSA, LEYDIANE DA PAIXÃO SERRA, WASHIGTHON.

EXPERIMENTO DE FISICA I

[pic 1]

Cruz das Almas

2017

SUMÁRIO

RESUMO

INTRODUÇÃO

OBJETIVO

MATERIAIS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

MEDIDAS DIRETAS

CONCLUSÃO


RESUMO

Com o intuito de se medir corretamente as grandezas físicas usando instrumentos de medidas e algumas fórmulas matemáticas, esse experimento utilizou equipamentos de medidas de precisão para se obter resultados com erros mínimos de precisão, através de medidas diretas e indiretas. Das medidas diretas foram determinados os desvios a partir das incertezas geradas pelo equipamento utilizado. E para as derivadas, as incertezas foram calculadas através da equação da propagação de incertezas. As medidas diretas foram realizadas com o uso da régua, paquímetro e micrometro. As grandezas derivadas, o volume foi conceituado através das suas definições matemáticas.

 Essa atividade teve como objetivo aprender a utilizar alguns equipamentos de medidas, onde foi possível concluir também que, apesar de pequena, a incerteza gera pequenos erros quanto aos resultados finais.

INTRODUÇÃO

Para facilitar o comércio internacional, diversos países criaram padrões comuns para medir grandezas através de um acordo internacional que constituem a base do Sistema Internacional de Unidades (SI): comprimento, massa, tempo, intensidade de corrente elétrica, temperatura, quantidade de matéria e intensidade luminosa, e por meio da medida de comprimento é dado início a medição para que se possa atingir o seu objetivo maior que é encontrar os erros propagados a fim de encontrar o valor numérico por meio da unidade padrão do experimento em execução para obter os valores das medições diretas com a realização de cálculo com os dados em experimento.

Os resultados que busca ser encontrado nas medidas dos objetos poder ser adquirido por medições diretas ou medições indiretas é o que pode ser denominado as incertezas de medidas.

As incertezas de medidas permite concluir que as medidas encontradas elas não são exatas gerando uma aproximação de grandeza quanto ao valor que foi medido sendo este expresso com a incerteza de medidas associando a um erro ou desvio de medida que pode ser obtida a partir de várias medições aferidas a partir de instrumentos de como réguas, paquímetro e micrómetro que tem como propósito apresentar a realização de descoberta quanto a sua propagação de erros, enquanto a medida de incerteza é estimada em uma única medição cujo método não é estatístico, onde seus valores são alcançados a partir de fórmulas pré-definidas como cálculo do volume de algum objeto por exemplo.

A melhor maneira de estimar a medida de grandeza é a repetição por várias vezes a mesma esfera com as mesmas condições físicas e a manutenção da mesma posição, embora ocorra estas diferenças que lhes atribui tanto acidentais ocorrendo um desvio de medidas mas que pode obter o valor provável por meio do cálculo  do valor médio e por media aritmética ( desvio médio absoluto) e pelo desvio médio relativo que é dividido pelo desvio médio.

A física nos dá uma direção para obter melhor resposta ao trabalho que deseja realizar, permitindo ao experimentador adequar o aparelho e reproduzir as medidas efetuadas e sua precisão para determinar as medida.

Paquímetro

Trata-se de uma régua principal sob a qual está montada uma segunda haste que pode deslizar sob a régua. É um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada em polegadas e em milímetros, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor, quanto a haste deslizante possui uma pequena escala, denominada vernier que permite fazer uma medida com precisão de 1/10 a 1/50 de milímetro. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor. Com este instrumento podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.

Régua milimetrada

É um instrumento utilizado em geometria, próprio para traçar seguimentos de retas e medir distâncias pequenas, contendo escalas centimétricas e milimétricas sendo estas unidades de medição marcadas ao longo da sua borda, A régua milimetrada é geralmente utilizada para medir comprimento não muito pequeno e quando a precisão desejada para a medida não é muito alta. Neste tipo de régua o l.e.i. fica entre ± 0,2 mm para réguas de boa qualidade e ± 0,5 mm para réguas mais ordinárias. É conveniente usar-se diferentes trechos da régua na repetição das medidas de modo a reduzir os efeitos diferenças na marcação da escala e tornar, assim, as medidas mais independentes, porém vale ressaltar que não são tão confiáveis na hora de medir elas não dão um resultado certo sempre tem uma variação maior ou menor.

       

OBJETIVO

Aprender a manipular equipamentos de precisão: como o paquímetro, micrometro e régua milimetrada, analisar e calcular os erros numa medida, discutir a precisão dos diferentes instrumentos de medida; e calcular a propagação de erros nas medidas indiretas.

MATERIAIS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS:

  • Réguas milimetrada;
  • Paquímetro;
  • Micrômetro;
  • Bloco de madeira;
  • Cilindro cheio;
  • Cilindro grande vazado;
  • Cilindro pequeno vazado.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Neste experimento foram realizadas aferições em um bloco de madeira, um cilindro preenchido e dois cilindros vazados, sendo um pequeno e outro grande respectivamente.

Para realizar essas medidas foram utilizados dois instrumentos: régua milimetrada e paquímetro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (523.3 Kb)   docx (641.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com