TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultivo da Salsa

Por:   •  27/6/2016  •  Resenha  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 3

CULTIVO DA SALSA

A salsa (chamada de salsinha) é uma planta herbácea bienal (podendo-se também cultivar como anual) da família Apiaceae, de nome binominal Petroselinum crispum.

Nativa da região mediterrânea central (sul da Itália, Argélia e Tunísia), foi naturalizada em toda a Europa e amplamente cultivada como condimento ou hortaliça. Porém, a planta também apresenta substâncias que a caracterizam como planta medicinal.

Para cultivar a salsinha, é necessário conhecer suas necessidades. A herbácea prefere um clima quente, porém é prejudicada por temperaturas extremas, excessivamente elevadas, ou baixas. Sua época normal de semeadura é setembro-março, em localidades frias e altas. Pode ser semeada durante o ano todo, em localidades baixas e quentes. Sob altitude e baixas temperaturas ocorre a emissão do pendão floral, com produção de sementes férteis.

Quanto ao solo e adubação, a salsinha é pouco exigente em fertilidade, sendo a adubação dispensável em solos ricos. Entretanto, prefere a faixa de pH 6,0 a 6,5, reagindo bem à calagem, em solos ácidos.

A salsa cresce ligeiramente em áreas selvagens, mas também pode ser cultivada em jardins ou em vasos. Em hortas, é recomendável fazer o plantio em sulcos, com espaçamento de aproximadamente 20 centímetros.

Se a propagação for feita por semeadura em bandejas, é preciso ter atenção quanto ao crescimento da salsinha, pois ela se desenvolve rapidamente e deve ser levada para o campo (local definitivo) antes de passar por necessidade de nutrientes na estufa.

A irrigação da salsinha não deve ser feita de maneira excessiva. O ideal é que a irrigação apenas deixe o solo úmido. Dependendo do tipo de solo, só é preciso irrigar uma vez por dia, mas em períodos secos, recomenda-se realizar a irrigação uma vez pela manhã, e outra pela tardinha, sem provocar excessos.

COLHEITA DA SALSA

Depois do processo de cultivo, sequentemente deverá ser feito o processo de colheita. Para colher a salsinha, o ideal é aguardar até o caule ter formado três segmentos de folhinhas, o que mostra que a planta está madura para ser colhida. Os talos com um ou dois segmentos devem ser deixados. A maior parte das plantas de salsinha estará pronta para a colheita dentro de 60 a 90 dias após o plantio.

O corte para a colheita deve ser feito na base da planta, pois isso estimula a produção de mais caules, o que resulta em uma planta mais cheinha e uma colheita mais farta posteriormente.

Porém, se a ideia for retirar somente alguns raminhos de salsa para uso imediato, é recomendado tirar as folhas mais externas, e não as mais de dentro. Para fortalecer o crescimento de novos raminhos, é importante colher as folhas mais antigas, assim também evitará que essas folhas murchem ou fiquem em um tom amarelado. Tudo isso contribui positivamente para a saúde da planta.

Outro ponto importante é que a colheita deve ser feita frequentemente. A salsinha não vai parar de crescer, mesmo depois da colheita das folhas. Por isso também se pode colher a planta conforme necessário, em vez de colher tudo de uma só vez. Caso a colheita seja mais farta do que o necessário, a planta pode ser enrolada em uma folha de papel-toalha úmida e mantida na geladeira por até dois dias. Também pode-se colocar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com