TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental - LT 500KV MARIMBONDO II ASSIS

Por:   •  18/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 7
  1. O CAMINHO DA ENERGIA.

A energia elétrica é gerada, quase sempre, muito longe de onde precisam dela. Ela é produzida em médias tensões nas centrais de geração (em média 15.000 Volts) e partem para as subestações, onde as tensões são elevadas para os níveis de transmissão.

O sistema de transmissão – ou rede de transmissão – é o sistema que transporta a energia que foi produzida nas usinas para os consumidores. Essa rede opera em altas tensões (acima dos 230.000 Volts) e no final dela, uma subestação chamada de “abaixadora” reduz a tensão para conectar com a rede de distribuição ou direto com um grande consumidor.

Já na rede de distribuição, a tensão é reduzida diversas vezes, pelos transformadores de distribuição. Isso acontece para que a energia chegue a níveis de consumo adequados, ou seja, que chegue a energia suficiente para o funcionamento de tudo aquilo que usamos no dia-a-dia na nossa casa, em indústrias, hospitais, escolas, empresas, etc.

  1. A LT 500KV MARIMBONDO II ASSIS.[pic 1]

A Triângulo Mineiro Transmissora S.A. (TMT) é uma sociedade de propósito específico (SPE) constituída pelo Consórcio entre o Fundo de Investimento em Participações Caixa Milão (FIP) e Furnas Centrais Elétricas S.A. para implantar e operar a Linha de Transmissão (LT) 500 kV Marimbondo II – Assis. Com cerca de 297km de extensão, a linha vai ligar a Subestação - SE Assis - localizada no município de Assis, no estado de São Paulo, à SE Marimbondo II, localizada no município de Fronteira, estado de Minas Gerais, esta última em fase de projeto. Este empreendimento é uma iniciativa do Governo Federal e tem como objetivo ampliar o sistema de transmissão do país, ampliando o aporte de energia na região Sudeste e Sul, garantindo a manutenção ao desenvolvimento e a qualidade no fornecimento de energia para a população. As obras estão previstas para durar aproximadamente 16 meses, sendo o início previsto para o segundo semestre de 2014 e término no ano de 2015.

Quem participa do empreendimento:

[pic 2]

Empreendedor

Triângulo Mineiro Transmissora S.A (TMT) é a empresa proprietária e responsável pela implantação e operação do empreendimento.

[pic 3]

Empreiteiras

O consórcio entre as empresas INCOMISA Indústria,  Construções e Montagens Ingelec S.A e TACTA Enercon Ltda., foi contratado pela TMT para construção e montagem da LT.

[pic 4]

Consultoria Ambiental

Ambientare Soluções Ambientais Ltda., sediada em Brasília, foi contratada pela TMT para elaborar o Estudo Ambiental do empreendimento, assim como fazer a gestão ambiental nas etapas posteriores ao licenciamento prévio.

[pic 5]

Levantamento Fundiário

A empresa Avalicon Engenharia é a contratada responsável para fazer o cadastro das propriedades interferidas pela LT e posterior negociação para o processo indenizatório relativo à faixa de servidão.

  1. OS PROGRAMAS AMBIENTAIS.
  • Meio Físico.

Para o levantamento de dados do meio físico (água, solos, recursos minerais, relevo, clima e outros) foram feitas visitas e coleta de materiais, registro fotográficos dos principais pontos de interesse, como perfis de solos, rios e morros.

  • Meio Biótico

Para o levantamento de dados do meio biótico foram feitas as identificações e registros de espécies de animais (fauna) e de vegetais (flora) existentes na área de influência do empreendimento.

  • Meio Socioeconômico

Para o levantamento das informações do meio socioeconômico da população interceptada pelo empreendimento, foram realizadas visitas técnicas de campo nos 22 municípios interferidos. Foram feitas entrevistas com proprietários dos imóveis atravessados pelo empreendimento, gestores do poder público local, representantes da sociedade civil organizada e secretários, com o objetivo de elaborar um diagnóstico da área de influência do projeto.

  • Topografia

Neste projeto será utilizada a tecnologia de Perfilhamento a Laser e Fotografias Aéreas, que tem como objetivo identificar os obstáculos na superfície para definir o melhor local de implantação das estruturas da Linha, evitando interferência com benfeitorias, fragmentos de vegetação, e que causará menor dano ao meio ambiente.

  1. RESÍDUOS SÓLIDOS.

A preocupação com os resíduos vem sendo discutida há algumas décadas nas esferas nacional e internacional, devido à expansão da consciência coletiva com relação ao meio ambiente. Assim, a complexidade das atuais demandas ambientais, sociais e econômicas induz a um novo posicionamento dos três níveis de governo, da sociedade civil e da iniciativa privada.

A partir de agosto de 2010, a sociedade como um todo passou a ser responsável pela gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. Agora o cidadão é responsável não só pela disposição correta dos resíduos que gera, mas também é importante que repense e reveja o seu papel como consumidor; o setor privado, por sua vez, fica responsável pelo gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos sólidos, pela sua reincorporação na cadeia produtiva e pelas inovações nos produtos que tragam benefícios socioambientais, sempre que possível; os governos federal, estaduais e municipais são responsáveis pela elaboração e implementação dos planos de gestão de resíduos sólidos, assim como dos demais instrumentos previstos na PNRS. Se manejados adequadamente, os resíduos sólidos adquirem valor comercial e podem ser utilizados em forma de novas matérias-primas ou novos insumos.

 

  1. RECURSOS HÍDRICOS.

A água é essencial à vida e todos os organismos vivos no planeta Terra dependem da água para sua sobrevivência. O planeta Terra é o único planeta do sistema solar que tem água nos três estados (sólido, líquido e gasoso), e as mudanças de estado físico da água no ciclo hidrológico são fundamentais e influenciam os processos biogeoquímicos nos ecossistemas terrestres e aquáticos.

Somente 3% da água do planeta estão disponíveis como água doce. Destes 3%, cerca de 75% estão congelados nas calotas polares, em estado sólido, 10% estão confinados nos aquíferos e, portanto, a disponibilidade dos recursos hídricos no estado líquido é de aproximadamente 15% destes 3%. A água, portanto, é um recurso extremamente reduzido. Os recursos hídricos superficiais e os recursos hídricos subterrâneos são recursos estratégicos para o homem e todas as plantas e animais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (154.9 Kb)   docx (89.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com