TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido - Introdução a Biodiversidade

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

1. Quando se fala sobre VIDA surgem muitas dúvidas sobre o que é um “organismo vivo”. Procure descrever as características principais de um organismo que podemos chamar de “vivo”.

Todos os organismos vivos são formados por célula, definido como um sistema delimitado por uma fronteira que se produz no sistema contido pela própria fronteira. Tendo uma relação com o ambiente, caracterizada por entrada de nutrientes ou energia, e, de alguma forma, saída de produtos. O sistema vivo, nessa definição, é auto contido, auto gerado e auto mantido (que se auto mantém, regenera todos os componentes do seu interior e é capaz de se reproduzir).

2. Como o conceito de auto-organização se relaciona com o surgimento da vida?

A auto-organização pode explicar a origem da ordem biológica a partir de características intrínsecas dos sistemas fisico- quimico. O surgimento da vida dependeria da auto ordenação de sistemas pré-bióticos semelhantes as redes Booleanas autônomas do tipo NK, que podem dar origem a conjunto auto catalíticos. A vida estaria, portanto, entre os estados sólidos e gasosos das redes Booleanas pré-bióticas (que muitos chamam de borda ou limite do caos). A margem do caos é o limite de coexistência entre a ordem e a desordem, que poder gerar novidades evolutivas.

3. Na “Teoria Endossimbiótica” encontramos uma forma de explicar o surgimento das primeiras células procariontes e eucariontes. Descreva essa teoria.

A Teoria Endossimbiótica foi proposta por Lynn Margulis, em 1981, e admite que algumas organelas (mitocôndrias e cloroplastos) existentes nas células eucarióticas surgiram graças a uma associação simbiótica. Acredita-se que mitocôndrias e cloroplastos são descendentes de organismos procariontes autotróficos que foram capturados e adotados por alguma célula, vivendo, assim, em simbiose.

4. Segundo o texto de Alabi & Santos (Elementos para uma filosofia universal da biologia: vida e a origem da ordem), qual é a relação entre auto-organização e seleção natural?

A seleção natural e a auto-organização são dois aspectos importantes e complementares da evolução. Necessariamente um depende do outro, pois se desconsiderar a auto-organização não nos permite compreender o cenário pré-biotico, no qual não poderia existir seleção natural, que é a medida de produção diferencial dos organismos. E vice versa. Isso significa que processos, seletivos e de auto-organização são juntos na evolução dos sistemas vivos, que o próprio conceito de seleção natural relaciona-se intrinsicamente com o acaso e a auto-organização.

5. Pesquise e descreva como ocorreu o desenvolvimento dos estudos de Biologia durante a Antiguidade, a Idade Média e o Renascimento.

Na antiguidade os estudos eram feitos por supostas observações dos pesquisadores, como por exemplo, na Mesopotâmia, os sumérios realizavam investigações sobre hormônios, tecidos e anatomia, comparando animais de espécies diferentes, produziam remédios a base de ervas, desenvolviam técnicas para tratar ferimentos e problemas nos dentes, acreditavam que o surgimento de doenças era a ira dos deuses. Na antiguidade não existiam recursos para pesquisas mais aprofundadas, por esse motivo, a superstição ainda vinha muitas vezes associada ao conhecimento objetivo.

Um avanço na Idade Média foi o estabelecimento de inúmeras universidades que funcionaram como gérmen do pensamento e método científico contemporâneo. Na Europa foram fundadas as primeiras universidades por volta de 1200.

No Renascimento, as principais referências para as questões ligadas aos seres vivos estavam baseadas nos trabalhos de Hipócrates, Aristóteles, Teofrasto, Plínio e Cláudio Galeno. O trabalho de Galeno naquela época era muito importante, ele foi preparado para fazer dissecações em animais, mas também era usado como guia para as aulas de anatomia. O professor ficava sentado em sua cátedra lendo o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com