TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME "MENDEL E AS ERVILHAS" RELATOS

Por:   •  3/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  2.778 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO TÉCNICO DE BARUERI

PROFESSORA MARIA SYLVIA CHALLUPE MELLO

PARTE III – Filme: “Mendel e as ervilhas”



JENNIFER MORAIS MACEDO

BARUERI

2016

Mendel e as ervilhas

Questão I – O filme “Mendel e as ervilhas” apresenta três partes: 1 – “De periquitos e carecas” / 2 – “Os bebês de Mendel” / 3 – “Minha hora chegará”. Justifique o porquê de cada um desses títulos.

Resposta I – O primeiro título se refere a dois exemplos dados no documentário para provar que a Teoria da mistura não é verdadeira, pois no documentário há um relato questionando como seria possível um casal de periquitos com penas azuis conceber um periquito completamente branco, e o termo careca se refere ao exemplo do homem que possuía uma calvície de juventude que seria passada hereditariamente para suas próximas gerações como por exemplo a de seus netos, pois carregariam fatores genéticos, combinações, comprovando também então o pensamento errado da Teoria da mistura. O segundo título se refere as ervilhas que são plantadas por Mendel que foram reproduzidas (fecundadas) manualmente para a realização de suas análises que mais tarde seriam base de suas teorias, ele conversava com as suas plantas. Os visitantes diziam que ele se referia às ervilhas como seus filhos e por fim o terceiro título Em fevereiro de 1865 Mendel esperava ansioso na sociedade de Brno para a Ciência Natural. Em sua maleta estava a explicação de como a hereditariedade funcionava, como nascem ovelhas negras de brancas, nectarinas de pêssegos, e porque meus netos poderiam ser calvos. Ali estava o primeiro passo para a clonagem e as pesquisas com células-tronco.

Questão II – Sobre os experimentos realizados por Mendel responda:

a) Que tipos de ervilhas foram inicialmente cruzadas?

Resposta II a - Mendel utilizou dois tipos de ervilhas considerando todas suas características, ilustradas abaixo:

[pic 1]

b) Qual foi o resultado obtido?

Resposta II b - Tabela sinóptica dos resultados de Mendel:

[pic 2]

A tabela resume os resultados de Mendel. Os experimentos foram todos iniciados com o cruzamento entre dois parentais de linhagem pura gerando a F1. Em seguida foram cruzados os indivíduos da F1 entre si, dando origem à F2

c) O que ele pode concluir?

Resposta II c - Mendel analisou a cor das ervilhas. Ele usou duas linhagens puras de plantas originárias de ervilhas verdes e plantas originárias de ervilhas amarelas. Quando cruzou estas duas linhagens, Mendel observou que todas as ervilhas produzidas eram amarelas. Ele plantou esta geração "F1" obtendo plantas adultas que foram, então, autopolinizadas. Mendel observou as ervilhas produzidas nesta geração "f2" e obteve a seguinte proporção: 3/4 de ervilhas amarelas e 1/4 de ervilhas verdes, uma relação 3:1 como no caso da cor das pétalas. As ervilhas verdes de "f2" quando plantadas e autopolinizadas, produziam uma terceira geração "f3" com apenas ervilhas verdes. As ervilhas amarelas de f2 quando plantadas e autopolinizadas produziram uma terceira geração "f3" com a seguinte proporção: das 519 plantas autopolinizadas, 353 (2/3) davam tanto ervilhas amarelas como ervilhas verdes, na proporção 3:1. As 166 (1/3) restantes só davam ervilhas amarelas. A aparente relação 3:1 na geração "f2" poderia ser mais bem interpretada como uma relação 1:2:1. Isto quer dizer 1/4 amarelo puro; 2/4 amarelo impuro; 1/4 verde puro. Esta nova relação era válida para todas as demais características analisadas. Mendel tirou algumas importantes conclusões desta relação 1:2:1.1- Como Mendel não constatou mesclarem de fenótipos, ele concluiu que deveria haver determinantes hereditários de natureza particulada. Havia uma relação de dominância na geração F1, ou seja, para cada par de estados de caracteres analisados um era dominante sobre o outro que era recessivo, que não se expressava naquela primeira geração, vindo a ressurgir nas gerações seguintes. Por exemplo, no caso da cor da ervilha o fator determinando a cor amarela seria dominante e o outro fator determinando a cor verde seria recessivo. Estes fatores, hoje chamamos de genes. Estes pares de genes quando da formação dos gametas ou células sexuais, seriam segregados ou separados. Assim, cada gameta carregaria apenas um só membro de cada par de genes. Quando os gametas se unem para formar um novo indivíduo, esta união é aleatória com relação a  qual gene está em qual gameta. Este foi um modelo proposto por Mendel para explicar os resultados obtidos.

d) Quantas plantas foram testadas?

Resposta II d – Foram testadas 924 plantas.

e) Quantas sementes foram analisadas?

Resposta II e – Foram analisadas 519 sementes.

f) Qual habilidade apresentada por Mendel necessária a realização dos experimentos?

Resposta II f – A maior habilidade apresentada foi o conhecimento matemático.

Questão III – Muitas vezes pensamos nos estudiosos como verdadeiros gênios e detentores de todo conhecimento. Além disso, muitas vezes consideramos que uma teoria ou ideia é melhor do que a outra assumindo que a ciência é elabora a partir de erros e acertos. Entretanto, estudos sobre a História da ciência e a construção dos conhecimentos sobre hereditariedade, nos permitem refletir sobre visões distorcidas de ciência e dos cientistas. A partir da análise do vídeo responda:

a) Você concorda com as ideias que consideram Mendel o “Pai da genética”? Ele realmente foi o primeiro a estudar as características hereditárias? Justifique.

Resposta III a - Mendel pode ser considerando o pai da genética pois foi o primeiro cientista que conseguiu explicar como funciona a hereditariedade e descobriu a existência dos genes, porém, Darwin já vinha estudando sobre as espécies e suas características em comum explicando a evolução das espécies através da Teoria da Evolução, mas nunca conseguiu explicar (biologicamente) como isso acontecia sendo essa explicação exatamente o que Mendel fez.

b) No filme é perceptível que não foi logo de início que as ideias de Mendel foram aceitas pela comunidade científica/mundo acadêmico. Explique o motivo disto ter acontecido (para isso faça relações com a pesquisa feita sobre o contexto em que Mendel viveu).

Resposta III b - No século XVIII a igreja possuía uma grande influência sobre a sociedade, logo a princípio a ideia não foi bem aceita assim como a Teoria da Evolução de Darwin.

c) Naquela época a concepção da “Teoria da mistura” explicava como as características passavam de geração a geração. O que dizia essa teoria? Pode-se dizer que era uma teoria errada?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (340.5 Kb)   docx (191 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com