TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 4

1)Qual a função do coração e dos vasos sanguíneos?

R: Á função do coração é Bombear (impulsionar) o sangue pelo organismo. Trata-se de duas bombas, o lado direito e esquerdo movimentam o sangue por circulações diferentes (pequena e grande circulação). E dos  vasos sanguíneos e conduzir o sangue pelos tecidos e órgãos do organismo de forma ordenada.

2)Descreva as estruturas que formam o coração.

R: Ás estruturas que formam o coração é quatro sincícios – cavidades ocas (dois átrios ou aurículas e dois ventrículos)

3)Quais as principais características das fibras musculares cardíacas?

R: As fibras musculares são curtas, conectadas em série, separadas por membranas permeáveis aos íons (discos intercalares), permitem o tráfego dos potenciais de ação de uma célula para outra. Tanto um como o outro são estriados e possuem filamentos de actina e miosina que utilizam o mecanismo de "catraca", o músculo cardíaco possui contrações involuntárias, sendo controladas pelo sistema nervoso autônomo

4)Descreva os três tipos de músculos que forma o coração.

R: Os três tipos são : músculo atrial: contrai de forma semelhante às fibras musculares esqueléticas, embora mais lentamente , músculo ventricular: assim como o músculo atrial, contrai de forma semelhante às fibras musculares esqueléticas, de forma mais lenta;Fibras musculares excitatórias e condutoras: contraem-se muito fracamente, pois apresentam poucas fibras contráteis, no entanto, apresentam ritmicidade e velocidade de conduções que variam, gerando um sistema excitatório para o coração.

5) Quais são as principais válvulas cardíacas quais suas funções ?

R: São elas :  Mitral ou bicúspide: está valva possibilita a fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo esquerdos.Tricúspide :possibilita o fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo direitos.Aórtica: está localizada na saída do ventrículo esquerdo para a aorta, permitindo o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo esquerdo em direção à aorta.Pulmonar: localizada na saída do ventrículo direito para a artéria pulmonar, permitindo o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo direito em direção à artéria pulmonar.As válvulas cardíacas têm  a função de impedir o retorno do sangue. Fecham-se e abrem-se passivamente por um gradiente pressórico. 

6) Descreva os potenciais de ação cardíacos (cada fase e os movimentos de íons que ocorrem), onde são gerados, a freqüência e como são conduzidos pelo músculo cardíaco.

R: O canal de sódio gera potencial de ação , primeira fase da despolarização , abre o canal de potássio formando a primeira fase da repolarização , abre se canal de cálcio e tem saída de potássio, segunda fase da repolarização aciona –se saída de cálcio e entrada de sódio e depois á bomba de sódio potássio para levar á célula ao estado de repouso.

7) Quais os tipos de vasos sanguíneos? Descreva suas principais características

R: Artérias: transporte de sangue para os tecidos sob alta pressão. Paredes muito resistentes. Musculatura lisa espessa. Arteríolas:Ramos pequenos do sistema arterial. Paredes muito fortes, podem se fechar completamente (contração) ou vasodilatar várias vezes o próprio diâmetro.Capilares: parede com uma única camada de células geralmente fenestradas. Local onde ocorre toca de substâncias químicas de baixo peso molecular com os tecidos.Vênulas: Coleta o sangue dos capilares. Sua união forma as veias.Veias: Coleta o sangue das vênulas. Paredes espessas e com válvulas para impedir o refluxo do sangue. Podem se contrair (para impulsionar o sangue de volta ao coração) e expandir (dilatar).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com