TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

Infarto do Miocárdio

Às nove e seis da manhã, um bloqueio que tinha crescido silenciosamente na artéria coronária esquerda de Valter marcou sua presença sinistra. O executivo de 53 anos tinha chegado do centro de convenções de Ribeirão Preto sentindo-se bem, mas repentinamente sentiu uma dor no centro do peito, ficando nauseado. Num primeiro momento ele pensou ser efeito do jantar da convenção na noite anterior. Entretanto, quando o mal-estar persistiu, foi para o posto de atendimento. “Eu não estou me sentindo bem”, disse ele ao médico. “Eu acho que poderia ser indigestão”. O médico ouviu os sintomas descritos por Valter, observou que ele estava pálido e com suor na face, e imediatamente pensou em um ataque do coração. “Eu vou levar você para o hospital e fazer uns exames”.

O entupimento da artéria coronária de Valter restringiu o fluxo do sangue para o músculo cardíaco. Quando alguém tem um ataque cardíaco, a intervenção médica é necessária para impedir danos adicionais e possivelmente salvar a vida do paciente. Enquanto esperava a ambulância, o médico deu a Valter oxigênio, colocou um monitor cardíaco e aplicou um soro intravenoso de solução salina normal. Com a agulha de soro colocada na veia, outras drogas poderiam ser dadas rapidamente se a condição de Valter piorasse de repente.

Questão 01. Descreva as partes anatômicas do coração.

R: Pericárdio: camada externa lisa, membrana que reveste e protege o caração.

Miocárdio: camada muscular média, responsável pela ação do bombeamento cardíaco.

Endocárdio: membrana que reveste o interior do coração que entra em contato com o sangue.

Átrio Direito: forma a borda direita do coração e recebe o sangue rico em CO2.

Átrio Esquerdo: cavidade de parede fina com paredes posteriores e anteriores lisas que recebe o sangue já oxigenado.

Ventrículo Direito: Forma maior parte do interior do coração, o seu interior apresenta uma série de feixes elevados e fibras musculares.

Ventrículo Esquerdo: forma ápice do coração, recebe o sangue oxigenado do átrio esquerdo, bombeando o sangue para o corpo.

Duas Válvulas Tricúspides: separa duas cavidades do coração, tendo a função de impedir o refluxo sanguíneo, fechando e abrindo-se passivamente.

Válvula Mitral ou Bicúspide: localizada entre o átrio e o ventrículo esquerdo, deixando passar adiante o sangue na direção do ventrículo e não permitindo seu refluxo ao átrio.

Septo atrioventricular: parede muscular que divide o coração em duas partes (superior e inferior), separando átrios (compartimentos que recebem sangue o sangue), e os ventrículos (que bombeiam o sangue).

Nó S.A: Marcapasso do coração, é ele que dá origem o potencial de ação, o impulso elétrico que se espalha pelas células musculares do coração ocasionando contrações.

Nó Atrioventricular: tem como função retardar a transmissão do impulso elétrico do átrio ao ventrículo, sincronizando a contração do miocárdio atrial e ventricular de forma que os átrios se contraiam antes da contração ventricular.

Feixe de HIS: estrutura de bifurcação que levam estímulos para os ventrículos.

Fibras de Purkinje: transmitem impulsos elétricos ao coração fazendo com que se contraia de maneira coordenada.

Questão 02. Qual a função do coração?

R: Sua função é bombear o sangue oxigenado (arterial) proveniente dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado (venoso), que retornou ao coração, até os pulmões, onde deve ser enriquecido com oxigênio novamente.

Questão 03: Por que o médico deu oxigênio a Valter?

R: A artéria transporta sangue rico em oxigênio e nutrientes, se a mesma for obstruída, o restante do corpo não recebera os gases necessários para nutrição e oxigenação dos tecidos e órgãos, sendo assim, o PH diminuirá, e o individuo entrara em um quadro chamado alcalose respiratória. O médico ofertou oxigênio para controlar o PH e principalmente preservar as células sanguíneas até que mesmo estabilize o quadro clínico do individuo através de procedimentos invasivos (angioplastia).

Quando Valter chegou ao atendimento de emergência foi feito um primeiro exame para constatar se realmente havia ocorrido um ataque cardíaco. Os sinais de Valter (pulsos e taxas de batimento, pressão sanguínea e temperatura) foram observados. O médico residente coletou o sangue para fazer os testes laboratoriais que verificassem as concentrações das enzimas cardíacas no sangue de Valter. Quando as células musculares cardíacas morrem, elas liberam várias enzimas que servem como marcadoras do ataque cardíaco. Adicionalmente, um segundo tubo de sangue foi colhido para verificar a concentração de troponina. A troponina é um bom indicador de danos no coração logo após um ataque cardíaco.

Os efeitos das enzimas cardíacas e da troponina não vieram antes de várias horas. Se Valter teve um bloqueio nos seus vasos sanguíneos cardíacos, os danos aos músculos cardíacos poderiam ser severos nesse período. No caso de Valter, um eletrocardiograma (ECG) mostrou um padrão anormal de atividades elétricas no miocárdio. “Ele definitivamente teve um infarto agudo do miocárdio”, disse o médico residente, ou ataque cardíaco. “Vamos iniciar nele um t-PA.” T-PA é a abreviatura para ativador tecidual do plasminogênio, que é uma substância produzida pelo corpo que dissolve coágulos de sangue. Quando essa substância é administrada dentro de 1-3 horas após o ataque cardíaco,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com