TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Por:   •  12/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 3

O processo de digestão consiste na retirada de nutrientes dos alimentos e sua absorção para a manutenção do metabolismo do organismo através dos processos de anabolismo e catabolismo. Assim nos vertebrados o processo de digestão inicia pela ingestão dos alimentos pela boca, onde ocorre a mastigação (digestão mecânica), que reduzirá o alimento em partes menores facilitando posteriormente o trabalho pelo estomago, sendo que na boca ocorre também a liberação de enzimas (Neste caso somente os anfíbios, mamíferos, peixes cartilaginosos e repteis que possuem enzimas salivares). Após a mastigação o alimento passa pela laringe e esôfago até chegar ao estomago, onde será digerido principalmente as proteínas através da ação de enzimas, os demais nutrientes como os lipídeos e carboidratos serão digeridos no intestino . Tais enzimas são produzidas pelo pâncreas (Lipase, Tripsina, Maltase, dentre outras), pelo fígado (Sais biliares) e pelo próprio estomago (Pepsina). Sendo que no caso dos vertebrados que se alimentam de alimentos ricos em celulose, para digerir tal carboidrato, eles possuem um estomago complexo, formado por quatro estômago, dentre eles o rúmen em que há a presença de micro-organismos que irão fazer a digestão da celulose através do processo de fermentação anaeróbico, e o abomaso, que seria o estômago comum aos animais monogástricos, onde ocorre a digestão química através de enzimas secretadas pelo próprio animal. No caso das aves e dos repteis além do estomago, elas possuem em seu sistema digestivo uma estrutura bastante importante no processo de digestão, a moela, que realiza a trituração dos alimentos não digeridos pelo estomago.

Após passar pelo estomago, o bolo alimentar (Agora chamado de quilo) então vai para o intestino delgado, em que será completamente digerido e absorvido os nutrientes, enquanto que ocorre principalmente a absorção de água. Vale destacar alguns herbívoros por não possuir um estomago complexo, possui um estrutura presente no intestino grosso, o ceco, bem desenvolvido. O que não for absorvido pelos intestinos é liberado para o ambiente na forma de fezes, que nos repteis, aves, anfíbios e nos peixes cartilaginosos, é liberado através da cloaca e nos mamíferos pelo reto. Vale destacar que o processo de digestão nos vertebrados é completo (possui cavidade oral e ânus), além de ser uma digestão é extracelular.

No caso também é citado o processo de excreção, em que ocorre a liberação das excretas nitrogenados e outas substancia presentes no organismos em quantidades nocivas. Nos vertebrados o principal órgão excretor é o rim.. Os rins podem ser Pronefros, Mesonefros ou Metanefros Os rins possuem várias estruturas chamadas de nefróns, que irão realizar a filtração do sangue. O processo inicial de filtração realizado pelos nefrons, ocorre com a entrada do sangue sob alta pressão em uma estrutura chamada de glomérulo, onde há a passagem de pequenas moléculas, como aminoácidos, glicose, água, ureia, dentre outros, para a capsula de Browman. Em seguida, são reabsorvidas partes de todas micromoléculas citadas acima, sendo que em relação a ureia somente uma pequena parte volta para a corrente sanguínea. Assim, o restante que não é reabsorvido, forma então a urina que será logo em seguida eliminada.

Vale destacar que as excretas produzidos pelos vertebrados pode ser a amônia (Em peixes), a ureia (em mamíferos e em anfíbios adultos) e o ácido úrico (em aves e anfíbios).

Ressalta-se, que o controle da  reabsorção da água é realizado pelo o hormônio ADH (anti-diurético), produzido no hipotálamo,  que aumenta ou reduz a reabsorção de água pelos túbulos renais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com