TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental e Responsabilidade Social

Por:   •  1/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE ONLINE PONTUADA 02

Curso: Administração

Disciplina: Gestão Ambiental e Responsabilidade Social

Principal atividade da empresa: Exploração e Produção de Petróleo e Gás

Resíduos Gerados

Destinação Ambientalmente Correta

Água produzida (ou de processo) - efluente presente nos poços produtores que é trazido junto com o petróleo e o gás.

São tratadas em locais específicos, geralmente compostos por tanques de separação e hidro ciclones, após tratamento é descartada no mar de acordo com as normas estabelecidas na CONAMA 393/2007 que dispõem sobre o descarte contínuo de água produzida.

Efluentes oleosos tais como: água de áreas sujas ou de convés, casas de máquinas, entre outros.

Realizado o registro do volume a ser descartado e a medição do TOG (indicador para: Teor de óleo e graxas). Se estiver de acordo com as normas estabelecidas pelo órgão ambiental, poderá ser descartado no mar.

Resíduos provenientes das acomodações / hotelaria e escritórios, tais como: papéis, cartuchos de impressão, alimentos, óleos de cozinha, embalagens, plásticos, latas, vidros, lâmpadas, produtos de limpeza, entre outros.

A bordo o descarte é feito em coletores que facilitam a separação pelos tripulantes e distribuídos em locais de fácil acesso. Os coletores são identificados por cores e com o tipo de resíduo (CONAMA 275/2001). É importante o cuidado na identificação dos coletores, para que os resíduos recicláveis não sejam contaminados por óleo (petróleo) ou produtos químicos. O acondicionamento desses resíduos a bordo é em recipientes específicos e resistentes aos resíduos. A coleta é realizada por embarcações certificadas pela autoridade marítima. Ao desembarcar, os resíduos são pesados e encaminhados para disposição final por empresas legalmente constituídas, com licença ambiental e autorização dos respectivos órgãos ambientais do Estado.    

Fluídos de perfuração e cascalhos - Fragmentos de rochas resultante do processo de perfuração

O descarte dependerá do tipo do fluído utilizado na perfuração. Se o fluído utilizado for de base aquosa o descarte no mar pode ser feito após testes para verificar se não há contaminação por óleo e submetidos a tratamentos de controle de sólidos. Agora, se o fluído utilizado for base não aquosa e o cascalho com fluído aderido estiver fora de especificação (indicadores), o resíduo deve ser acondicionado em local específico e encaminhado para destinação final em terra. O método de tratamento deste resíduo dependerá do tipo e da composição do fluído base não aquosa. A disposição final do resíduo poderá ser em aterros, ou espalhados em terra ou reutilizados nos processos de perfuração após tratamento.  

Borra oleosa

O tratamento e disposição final das borras oleosas ainda representam um desafio para a indústria do petróleo, com isso são utilizados tratamentos alternativos, tais como: tratamentos térmicos, disposição em landfarming, reciclagem da borra com acréscimo de massa para fabricação de blocos usados na construção civil ou gaseificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com