TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual Para Ensino de Quimica

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 7
  1. Caracterização da escolar
  1. Nome actual da escola

O nome actual da escola é Escola Primaria Complete de Sanjala, o nome ’’SANJALA’’ é porque encontra-se no bairro com o mesmo nome.

  1. Nome antigo da escola

O nome da escola nunca foi outro, ou seja, desde o dia em que entrou em funcionamento recebeu o nome ‘SANJALA’.

  1. Ano de fundação

Em relação ao ano de função da instituição, não colhemos nenhuma informação sobre tal. Mas diz-se que a escola foi fundada já no tempo colonial.

  1. Data de entrada em funcionamento

É de evidenciar que a escola foi uma igreja no tempo colonial, adiantou o entrevistado, depois da nacionalização, a igreja ficou desocupada e o MINED ocupou as instalações, dai surgindo a EP1 de SANJALA que  leccionava de 1ª a 5ª classe. Esta começou a funcionar com apenas um bloco com três salas de aula, mais tarde esta ganhou mais três blocos que foram construídos no ano de 2010 e passou para E.P.C.

  1. ZIP em que a escola se encontra

A Escola Primaria Completa de Sajala, faz parte da ZIP n° 7 – Heróis Moçambicanos.

  1. Localização da escola
  1. Bairro

A instituição faz parte do bairro do mesmo nome, localiza-se a norte da cidade de Lichinga, a este faz limite com a estrada que liga Lichinga ao distrito de Metangula (Av. Julius Nyerere), a oeste faz limite com o bairro ‘’SUWETO’’, a norte faz fronteira com o Tribunal Judicial da Cidade de Lichinga e a sul faz fronteira com a Penitenciaria – B.O. A escola ocupa uma área total de 100 metros quadrados.

  1. Província: distrito

A Escola Primaria Completa de Sajala, esta localizada na província de Niassa, distrito de Lichinga.

  1. Zona

A escola esta localizada no meio urbano.

  1. Categoria da escola

A Escola Primaria de Sanjala é pública.

  1. Infra estruturas
  1. Estado de conservação

No que diz respeito ao estado de conservação daquela instituição, é de destacar que encontra - se em boas condições e ainda outras novas salas em construção.

  1. Número total das salas de aula; número total de blocos

Naquela instituição existem 15 salas de aulas, com 3 blocos.

  1. Casas de banho/latrinas

Naquela escola tem 4 Casas de banho, todas em uso. Onde uma esta para docentes e todo colectivo da direcção. E as restantes para os alunos, distribuídos por sexo e em cada edifício tem uma divisão, onde uma porta para o sexo masculino e outra para o sexo feminino isso em todos os blocos de casas de banho e ou latrinas.

  1. Gabinetes

São no total 3 gabinetes, nos quais 1 para o director, o outro para o pedagógico e o outro para o chefe administrativo. Existe uma sala de professores mas não em  funcionamento, por motivos de degradação parcial, isto é não encontra-se em bom estado de conservação, usam como um armazém.

  1. Biblioteca da escola

Existe um espaço reservado para a biblioteca, mas não se encontra em funcionamento por motivos de degradação, resultado da má conservação. E para evitar que os livros existentes naquela instituição se estraguem, preferiu-se fechar o local e para uma outra função.

  1. Centro social/cantina da escola

Cantina como tal existia, mas agora já não esta em funcionamento, porque o local onde servia da cantina esta ocupado para desempenhar outro tipo de função, dentro da instituição. Mas existe um pequeno mercadinho dentro do recinto da escola que também os alunos assim como o pessoal afecto naquela escola usa para tomar o seu lanchinho.

  1. Parque/pátio/jardim/campo para diversão e jogos

Naquela instituição de ensino só existe um pátio e campo para diversão e jogos apesar de não ser um local apropriado para tal actividade. Com isso os alunos usam o mesmo espaço para divertir-se e fazer algumas aulas de educação física.

  1. Estrutura organizconal da escola (organigrama

Actividade II:

  1. Estudo e analise de documentos Pedagógicos da Escola

  1. Planos de estudo de classes; ciclos e grupos de disciplinas

Os planos de estudo de classe é feita por classes e deveis enquanto pode ser por turmas (em casos de dificuldade ao se fazer o plano de aulas). Os professores se reúnem na sede da ZIP para uma elaboração conjunta do plano analítico ou dosificarão por cada trimestre, no qual é distribuído para as escolas. Onde os professores consultam os mesmos para elaboração dos seus planos de estudos de classe. O plano faz-se durante 15 dias e busca-se os pontos essenciais, dai o professor busca para a planificação das suas aulas semanais. E se faz em ciclos e também dividem-se em grupos de disciplinas.

  1. Mapas estatísticos

O afectivo ë de\

  1. Processos de exames: organização e controle

Os exames são organizados em júri, com salas bem identificadas de acordo com os júris existentes, sabe-se que geralmente as salas de exame são compostas por 30 candidatos por sala/júri. E cada júri existem professores indicados como presidente e vogal, os mesmos a sua tarefa é de controlar a sala para que se possa ter um bom funcionamento dos mesmos sem alguma insurgência.

  1. Documentos de aproveitamento pedagógico

  1. Elaboração do horário da escola

A elaboração do horário de escola não é uma tarefa interna, ou seja, não é a escola quem elabora os horários, mas sim são produzidos a nível nacional. E depois a sede da ZIP distribui os horários para as escolas e por sua vez, a escola distribui segundo as condições que a escola tem, ou seja a escola distribui de acordo o número de salas de aula que a escola possui.

  1. Organização das turmas

As turmas são organizadas em turnos. No primeiro turno das 6:40 às 11:10h, e o segundo começa das10:40h ás13:40 e o terceiro das13:50h às 17:15h. Onde no 1° turno compreende as 4ª e 5ª classes, 2° turno compreende às 7ª e 6ª classes e o terceiro as restantes classes que são: 1ª, 2ª e 3ª classe.

  1. Funções do director da turma

O director da turma é um individuo que……………

E tem algumas funções básicas como:

  • Ele é docente que lecciona na mesma sala;
  • Faz o acompanhamento da carga horária de disciplinas;
  • Aproveitamento de cada aluno em que as notas são preenchidas no livro de turma;
  • Solicita aos encarregados da turma em casos de qualquer problema e vela pela situação dos alunos e chama os encarregados sempre que necessário;
  • Selecciona o encarregado para os dois velarem pelo bom funcionamento da sua turma.

  1. Funções do director da escola

O director da escola é um individuo que tem várias e muitas funções, mas aqui fomos nos dados algumas funções básicas tais como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com