TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material Didático para Estudo de Micologia

Por:   •  15/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

Material Didático para Estudo de Micologia

Introdução:

O ensino da Micologia, aplicado à Área de Alimentos, prescinde de uma gama de recursos didáticos para oferecer ao educando os conteúdos programáticos teóricos e práticos, de forma a facilitar a sua capacidade de assimilação e treinamento prático de conhecimentos específicos que se pretende transmitir.

A disponibilidade de Material Didático publicizado, quer em mídia impressa ou em mídia digital, é de acesso muito pulverizado ou extremamente específico para o Estudo da Micologia carecendo, portanto, de materiais didáticos com os conteúdos que abranjam os conhecimentos básicos e/ou de forma direcionada ao que se pretende transmitir aos estudantes.

Recai na maioria das vezes ao professor docente fazer uma pesquisa bibliográfica para consolidar e elaborar o material didático próprio – Manual de Aulas Práticas, Estudo Dirigido, Apostilas, Recursos Audiovisuais – para servir de base as suas aulas teóricas/práticas e de forma a garantir a eficiência, eficácia, estímulo, sensibilização do corpo discente a essa área de conhecimento.

Objetivos:

Este Projeto pretende contribuir com a criação de recursos Didáticos/ Pedagógicos para diversificar a gama de materiais destinados a promover o desenvolvimento do conteúdo programático no estudo de fungos. Para tal, pretende-se elaborar um ATLAS com registros fotográficos das observações morfológicas macroscópicas e microscópicas das estruturas dos fungos filamentosos, objeto de aprendizado na disciplina de Micologia do Curso Técnico de Alimentos, bem como elaborar, a partir dos Protocolos de Aulas Práticas, vídeos representativos dos Procedimentos Analíticos desenvolvidos durante o treinamento do educando. Para estimular a criação desses materiais, os componentes do Projeto pretendem ainda promover um concurso interno de fotomicrografias envolvendo o corpo discente das turmas do Curso Técnico de Alimentos, para contribuírem na composição dos registros fotográficos do material impresso do Atlas, o qual se pretende submeter para publicação.

Resultados esperados

.

Ao final, com o consolidado desses recursos criados pretende-se elaborar uma série de produtos didáticos –ATLAS, Apostilas, vídeo-aula, Manuais de Aulas Práticas -  a serem disponibilizados como material de consulta das disciplinas de Micologia e afins, para o treinamento de quem pretenda ministrar e se capacitar nesse conteúdo programático da área de Conhecimento de Biologia.

Em relação aos vídeos produzidos, eles serão posteriormente disponibilizados para servirem de recurso didático em aulas expositivas projetadas via data-show, bem como potencial subsídio para se inserirem como material didático em plataformas de EAD que se pretendam elaborar

Materiais:

Para o desenvolvimento do Projeto serão utilizados materiais permanentes e materiais de consumo, a saber:

  • Materiais permanentes: Filmadoras, câmaras fotográficas próprias ou de aparelhos de celulares; estufas e/ou câmaras climáticas, capelas de fluxo laminar, microscópicos óticos de campo claro, micrômetro, autoclaves, balanças analíticas, centrífugas, medidores de pH, chapas de aquecimento e agitação magnética, bicos de Bunsen.
  • Materiais de consumo: Meios de cultura sólidos – Agar Gelose Batata (BDA), Agar Fubá, Agar Sabouraund, Agar CYA, Agar MEA, Meio YES, Agar DG18, algodão hidrófobo e gazes, corantes vitais, álcool, Reagente de Erlich. Vidrarias: bechers, provetas, tubos de ensaio, placas de Petri, bastões de vidro, lâminas e lamínulas de microscópio, alças e agulhas de platina, alças de Drigalski,

Métodos e Espaços necessários:

Os métodos empregados para o desenvolvimento do projeto encontram-se abaixo discriminados:

  1. Preparos de Meios de culturas sólidos e líquidos.
  2. Cultivo de micro-organismos em meios sólidos na Placa de Petri, e meios líquidos em tubo de ensaio: isolamento, obtenção de cultura pura, inoculação, repicagem, manutenção.
  3. Observações das características culturais nos meios sólidos – análise das características macroscópicas das colônias em Placa de Petri.
  4. Preparações microscópicas – microcultivos e fixação dos esfregaços e coloração em Lâminas.
  5. Observações das Lâminas e dos microcultivos em Microscópio Ótico
  6. Registros fotográficos das observações macroscópicas e microscópicas das preparações
  7. Filmagem de vídeos de determinados procedimentos experimentais.

Para o desenvolvimento do Projeto serão utilizados os ambientes tecnológicos dos Laboratórios de Microbiologia, Laboratório de Fermentação (LAMPROF) e a Sala de Microscopia.

Cronograma:

ETAPAS

SEMANAS

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

1

2

3

4

5

6

7

8

Apresentação na Semana de Química

Referências Bibliográficas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com