TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Membrana

Por:   •  26/3/2016  •  Resenha  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS DE ARAGUAÍNA

CURSO TÉCNICO EM ANALÍSES CLÍNICAS

DISCIPLINA: CITOLOGIA E GENÉTICA

PROFESSORA TALYCE FEITOSA

ACADÊMICA(O): MATHEUSA FERNANDA BARROS

MEMBRANA PLASMÁTICA

A Membrana Plasmática é uma “capa” envoltória ao redor da célula. E contém várias nomenclaturas, além da membrana plasmática, tem como nome membrana nuclear, plasmalema entre outras .

Suas principais funções são de proteger a célula e trocar informações com o meio intracelular e extracelular, além de manutenção da integridade da estrutura da célula, também controle da movimentação de substancias no meio intracelular e extracelular. Permeabilidade Seletiva é aquela membrana que permite entrada e saída de fluídos. Contudo, a membrana plasmática tem também a função de estabelecer sistemas de transporte para as moléculas especificas e tem um reconhecimento de fluidos que servem para a célula, através de antígenos de células estranhas e células alteradas. A MP atualmente tem um modelo aceito é Mosaico Fluido, ela também apresenta bicamadas, ou seja, duas camadas de fosfolipídios que formam um revestimento fluido e com isso, delimitando a célula, além dela apresentar proteínas que ficam imersas na camada fluida de lipídios. A membrana plasmática é dividida em três partes, Apical (cílios, microvilos, flagelos) parte superior , Lateral (Desmossomos,interdigitações,plasmodesmos, tipo “gap”) parte media e Basal (pregas basais, hemidesmossomos) parte inferior. A apical contem cílios, microvilo e flagelos, responsável pela movimentação, locomoção e também pela a busca e captura de alimentos.

APICAL→ Fica na parte superior da membrana plasmática. Si locomove (cílios, microvilos,flagelos), tem como principal função buscar alimentos, quando estiver em déficit de proteínas .

LATERAL→ Fica na parte do meio da membrana. Função de selecionar os nutrientes, podendo aceitar ou recusar, com isso os recusados voltam para a parte da Apical. Também , de ancoragem e de contra de informações .

BASAL→ Fica na parte inferior da membrana. Têm como principal função, levar informações para a parte apical, havendo assim uma troca de informação. E também decidi que tipo de nutriente serve para aquela célula.

CILIOS

Os cílios recobrem todo o corpo e também são usados na locomoção e obtenção de alimentos para a célula.

MICROVILOS

Têm como função aumentar a superfície de absorção e são encontrados mais facilmente no intestino delgado e nos tubos contorcidos, que ficam próximos dos rins, devido ambos os órgãos terem funções de absorver nutrientes.

FLAGELOS

São prolongamentos longos e dotados de movimento, por isso, eles estão nos espermatozoides e em alguns protozoários.

Existem algumas diferenças entre os cílios e flagelos. A primeira consiste no tamanho de ambos e a segunda no local aonde cada um, é encontrada.

LATERAL

DESMOSSOMOS

Consiste no aumento de interação entre a membrana , e melhorar a troca de informações . E ficam presente em células epiteliais .

INTERDIGITAÇÕES

Tem quase as mesmas ações e funções do Desmossomos.

.Aumento da Adesão.

.Presente em células epiteliais.

PLASMODESMOS

São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (569.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com