TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informação, Tecnologia e ciência no ensino da física (ITC-En)

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DE POLO - PIÚMA

Informação, Tecnologia e ciência no ensino da física (ITC-En)

Juarez da Silva dos Santos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

A integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), para o processo ensino aprendizagem tem sido o foco de diversos estudos, com o avanço da tecnologia. As aulas auxiliadas pelas TICs, quando bem planejadas tornam-se aulas atrativas, dinâmicas e aguça no educando o desejo pela aprendizagem.

Desta forma, utilizando de tais ferramentas (TICs), em especial um computador interativo, com o objetivo de fixar os conteúdos estudados em sala de aula pela turma do 3º ano do Ensino Fundamental I, trabalhei com os alunos jogos educativos, tais como: Alfabetário, Digitando Palavras de Forma Correta, Agrupamentos Matemáticos, Compondo com Dinheiro, entre outros.

Além de trabalhar os conteúdos supracitados, os alunos puderam fazer uma viagem virtual ao mundo utilizando, para isso, o software Google Earth, aprendendo sobre divisão política-administrativa dos estados brasileiros, bem como seus municípios, bairros e ruas.

Outra experiência vivenciada foi no Estágio I, desenvolvido no 2º Semestre de 2016, em uma escola Estadual do município de Iconha, com a turma do 3º ano do Ensino Médio, utilizando um simulador de circuitos elétricos.

Depois das aulas ministradas em sala de aula, aulas teóricas, os alunos puderam vivenciar na prática, como montar um circuito elétrico e como é seu funcionamento.

Os simuladores, no contexto educacional, são instrumentos de visualização ilustrando para o aluno fenômenos, no caso, físicos, que o professor trabalhou em sala de aula como também para introduzir um novo conceito, através do conhecimento prévio do aluno.

No entanto, para que as TICs possam realmente ser ferramentas de apoio pedagógico para o processo ensino aprendizagem, as aulas devem ser muito bem planejadas, os recursos utilizados devem ser testados antes da aula, para que o estudante atinja o objetivo de aprendizagem esperado.

Nesse contexto, como futuro professor de física, procurarei utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis possibilitando o desenvolvimento de diferentes conhecimentos cognitivos.

A essa luz, a utilização das TICs no processo ensino aprendizagem, não é uniformizar procedimentos pelo computador, mas proporcionar a cada aluno a possibilidade de interagir com aquela informação de forma diferenciada de acordo com os seus limites e potencialidades. As tecnologias podem se tornar parceiras do professor neste processo desde que saibam realmente usá-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com