TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia e Ciência

Por:   •  16/6/2018  •  Monografia  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Curso: Sistemas de Informação

Disciplina: Introdução a Sistemas de Informação

Professor: Fabrício de Sousa Pinto

Aluno(a)________________________________________________________Data:05/06/2018

Assunto: SIG/SSD

1º) Cite as características de um SIG (Sistemas de Informação Gerencial).

As principais características de um Sistema de Informações Geográficas são:

  • Capacidade de armazenamento de dados espaciais e relacionais em uma única base;
  • Possibilidade de manipulação dos dados (inclusão, alteração e exclusão);
  • Operações de consulta, onde o resultado pode ser visualizado através de mapas;
  • Representação dos dados espaciais armazenados conforme o seu tipo (pontos, linhas ou polígonos);
  • Interface gráfica que possibilita a interação homem-máquina.

   2º) Quais as saídas de um Sistema de Informações Gerenciais?

Relatórios agendados, de indicadores-chave, demanda, exceção, de drill-down.

   3º) Como é possível obter vantagem competitiva utilizando um SIG?

 Já os SIG possuem a capacidade mais ampla em sistemas de informação, pois tem como uma de suas funções proporcionar relatórios sobre o desempenho corrente da organização, ao processar essas informações, é possível monitorar e controlar a empresa ou até mesmo prever seu desempenho futuro. Assim permitindo obter grande vantagem competitiva em relação aos concorrentes, pois o processo decisório estará mais focado e embasado em informações corretas e disponíveis em tempo hábil.

  4º) Defina: Sistemas de Suporte à Decisão (SSD).

 “S.A.D. são um sistema de informação baseado em computador que apoia pessoas engajadas em atividades de tomada de decisão”.  “Um S.A.D. é um sistema de informação baseado por computador que afeta ou que tem a intenção de afetar como as pessoas tomam Decisões”.

 5º) Cite as características de um SSD.  

Manipular grandes volumes de dados; Obter e processar grandes dados de fontes diferentes; Proporcionar flexibilidade de relatórios e de apresentação; Possuir orientação tanto textual quanto gráfica; Executar análise e comparações complexas e sofisticadas usando pacotes de software avançados; Executar a análise de simulações e por metas.

 6º) Faça uma comparação entre SSD e SIG

O foco do SIG é a EFICIENCIA operacional: Oferecendo relatórios-padrão, com informações rotineiras aos gerentes e tomadores de decisões. Também apoia outras áreas ligadas por uma mesma base de dados.
Já o SAD foca a EFICÁCIA: Dando apoio à tomada de decisões em problemas específicos, na resolução de problemas complexos, que não são apoiados pelo MIS.

 7º) Comente sobre: Sistemas de Suporte à Decisão Baseados na Web.

Uso de estações clientes contendo navegadores Web, os quais acessam os bancos de dados, tanto pela Internet, quanto por uma conexão com uma intranet. Possibilita que os empregados recuperem e analisem dados-chave operacionais e de mercado sobre clientes, produtos, empregados e outras entidades de dados.

 8º) Cite os componentes de um SSD.

Interface com o usuário; Banco de Dados; Modelagem e ferramentas analíticas; Arquitetura e rede de trabalho de SAD; Software de gerenciamento de modelos(SGM); Modelo Base; Gerenciador de diálogo.

 9º) Cite as características de um Sistema de Suporte à Decisão em Grupo (SSDG).

Elaborado de forma especial; Tem objetivo de dar apoio a grupos de pessoas; Deve ser de fácil uso; Pode ser específico, ou geral; Flexibilidade; Entrada.

 10º) Cite as características de um Sistema de Suporte Executivo (SSE).

 Voltado para gerência de alto nível (nível estratégico); Projetado para indivíduo; Liga o presidente da empresa aos demais níveis; Manutenção cara; Necessidade de grande equipe de apoio, fácil de usar.

Assunto: IA/SE:

1º) Defina: Inteligência Artificial (IA) Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.

2º) Defina: Sistemas de Inteligência ArtificiaPessoas, procedimentos, hardware, software, dados e conhecimento necessários ao desenvolvimento de máquinas e sistemas computacionais que demonstram as características de inteligência.

3º) Cite ações com comportamento inteligente.Aprender com a experiência; Aplicar o conhecimento adquirido da experiência; Lidar com situações complexas; Resolver problemas mesmo quando uma informação importante está faltando; Determinar o que é importante; Reagir rapidamente e corretamente a uma nova situação; Entender imagens visuais; Processar e manipular símbolos; Ser criativo e imaginativo; Usar a heurística.

4ºCite os principais ramos da IA.) Sistemas perceptivos, Sistemas visuais, Robótica, Sistemas especialistas, Sistemas capazes de aprender, Processamento de linguagem natural, Redes neurais.

5º) Comente sobre a visão geral de Sistemas Especialistas (STecnologia derivada da família da inteligência artificial, sendo uma das aplicações mais práticas baseadas no conhecimento. “Um sistema especialista age ou comporta-se como um ser humano experiente em um campo ou área”. Os especialistas procuram aplicar o conhecimento de um perito nos sistemas e gerar ações inerentes ao ser humano para trazer soluções inovadoras e com isso avançar no campo ou área de aplicação.

6º) Quais as limitações de Sistemas Especialistas?
Não são amplamente usados e testados; Restrito a problemas relativamente simples; Não se pode lidar prontamente com conhecimento “mesclado”; Possibilidade erro; Não se pode refinar a sua própria base de conhecimento; Difícil de manter; Pode ter altos custos de desenvolvimento; Levantam questões éticas e legais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (170.8 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com