TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O APARELHO DE GOLG

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

ENDOSSOMOS

Os endossomos formam um compartimentos que recebe as moléculas introduzidas no citoplasma das células pelas vesículas de pinocitose, que se originam da membrana plasmática. É um sistema intenso que vai desde a periferia do citoplasma até as proximidades do núcleo celular. É formado por vesículas e túbulos, cujo interior apresenta pH ácido. Esse compartimento é responsável pela separação e endereçamento do material que penetra no citoplasma pelas vesículas de pinocitose. Grande parte desse material é encaminhada para os lisossomos, porém muitas moléculas passam dos endossomos para o citossol e outras são devolvidas à superfície celular. Os endossomos podem ser considerados como uma parte da via lisossomal, porque muitas moléculas que se dirigem para os lisossomos passam antes pelos endossomos.

APARELHO DE GOLGI

Esta organela também é conhecida como zona ou complexo de golgi., estando constituída por uma número variável de vesículas circulares e achatadas e por vesículas esféricas de diversos tamanhos que parecem brotar das vesículas achatadas. Localiza-se quase sempre ao lado do núcleo.

As organelas apresentam muitas funções, mas o mais importante na separação e endereçamento das moléculas sintetizadas nas células, encaminhando-os na vesículas de secreção (que serão expulsas da células), para os lisossomos, para vesículas que permanecem no citoplasma ou para a membrana celular.

LISOSSOMOS

São organelas de forma e tamanho muito variáveis, frequentemente medindo 0,5 a 3,0 µm de diâmetro, cujo interior é ácido e contém diversas enzimas hidrolíticas. Essas enzimas são sintetizadas pelos polirribossomos que se prendem ao RER. Os lisossomos são depósitos de enzimas utilizadas pelas células para digerir moléculas introduzidas por pinocitose, por fagocitose ou então organelas das próprias células.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com