TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Por:   •  20/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

CAMPUS REALEZA

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Acadêmica: Marcieli Machado Ferraz

Zoologia dos invertebrados II

Atividade Observando uma Aranha

[pic 2]

                     (Foto: Marcieli)

Realeza – PR

2022

         Para iniciar no dia 26 de dezembro 2021, foi capturada em minha residência, espaço urbano, em Santa Izabel Do Oeste, Estado do Paraná, uma aranha da família Pholcidae, da ordem Araneae, da classe Arachnida. A espécie Pholcus phalangioides capturada em minha residência é popularmente conhecida como aranha pernuda ou aranha caseira, de pernas longas. Durante as observações ocorridas entre os dias 26 de dezembro de 2021 há 06 de fevereiro de 2022, foi possível observar em um recipiente de plástico amarelo com uma telinha de proteção o comportamento e as características da aranha.         

        Em primeira analise, constatou ser uma aranha de espécie Pholcus phalangioides apresentando pernas longas, seguida de um conjunto de manchas na face dorsal do cefalotórax. O seu habitat é em locais sombrios e frescos como armazéns, garagens, telhado de habitações, na natureza, em tocas, rochas e troncos. A construção de suas teias de forma irregular de aparência imperfeita criada de fios de elástico de seda não adesiva.

Dessa forma, a espécie apresenta corpo dividido em cefalotórax e abdômen de traços não segmentado externamente em nenhuma das partes do corpo. Na região anterior no cefalotórax, observaram-se dois pares de apêndices ao redor da boca, o primeiro par é representado pelas quelíceras, estruturas afiadas e pontiagudas próximas à região oral, que servem para capturar e paralisar a presa por meio da inoculação de veneno. O segundo par é representado pelos pedipalpos, estrutura associada com a manipulação do alimento, ou seja, o corte e a mastigação. Além disso, os pedipalpos têm como função de defesa, locomoção, reprodução e sensorial.

Na região do abdômen têm as fiandeiras, estruturas associadas a glândulas secretoras de fios, com os quais promovem a confecção de teias ou de casulos para ovos. Sendo assim, a aranha possui grande diversidade na produção de seda, que é utilizada para construção de sua teia. As sedas por sua vez são produzidas pelas glândulas abdominais sericígenas que fica na região interna ao corpo, onde é esticada e sai pela fúsulas. Uma característica admirável da seda da aranha é sua resistência, assim um fio de seda com espessura pequena é capaz de parar um besouro voador.

No período de observações, realizei uma experiência colocando um inseto (besouro), no recipiente de plástico juntamente com a aranha, no qual averiguou o comportamento da aranha diante de sua presa, fazendo o uso de sua teia para enrolar o inseto e assim alimentar-se dele. Nesse processo, as enzimas são importantes para dar início à digestão do alimento.

Conforme os dias se passaram, observou-se em certo momento à aranha agitar-se de modo a fazer giros balançando sua teia, com vibrações e movimentos rápidos dificultando a visão sobre a mesma, ao pesquisar a respeito do ocorrido, isso acontece pelo fato da aranha se sentir ameaçada, e caso a intimidação permaneça a mesma abandona a teia.

Após algumas semanas, foi possível presenciar a aranha fêmea portando um saco de ovos. A reprodução da aranha acontece por transferência indireta de espermatozoides, o macho é identificado por ter tamanho menor que a fêmea, sendo importante, que o macho faça rituais com movimentos certos para chegar à fêmea, sem riscos de ser confundido com uma presa. Os machos têm pedipalpos modificados mais grossos que o da fêmea, para ocorrer à transmissão do espermatozoide, ele encaminha-se até a região ventral da fêmea e põe os espermatozoides que está no pedipalpo no gonóporo feminino. Nas Figuras 1 e 2 foi observada a aranha com bolsa feita de fios de seda chamada ooteca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (797.1 Kb)   docx (667.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com