TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Professor de Ciências Biológicas Neste Contexto

Por:   •  30/5/2023  •  Artigo  •  2.973 Palavras (12 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 12

A Homossexualidade no espaço escolar: O papel do professor de Ciências biológicas neste contexto.

Homosexuality in the school environment: The role of the biological sciences teacher in this context.

                                                                                         Lygia Maria Silva SOUZA1

Kylzia Andréa Azevedo PEREIRA ²

Resumo: O presente artigo tem como temática o papel dos professores de ciências biológicas sobre a homossexualidade na escola. Desse modo, tendo como objetivo apresentar a relevância do tema e as consequências violentas vivenciadas pelos estudantes pela omissão dos educadores no ambiente escolar, mas também incluir ideias históricas e sociais envolvendo professores da área de ciências biológicas em relação ao homossexualismo. Sabemos que a escola é um espaço de convivência e aprendizado, onde os estudantes podem conviver com as diferenças religiosas, ideológicas, sociais, culturais e de gênero, por exemplo. Portanto, para alcançarmos os objetivos este estudo está ancorado em autores que abordam a temática da Homossexualidade e o movimento LGBT no Brasil, como (FLY,1985), (FEITOSA, 2017), (TREVISAN, 2000), (BORTOLINI,2011), (ANJOS,2002), (FURLAN CORREIA, 2008), dentre outros. No contexto educacional e da educação sexual apresentamos (ROSELLI,2011), (FIGUEIRÓ,2007), dentre outros.  Desse modo, a estratégia metodológica selecionada foi uma breve revisão da literatura, com o intuito de apresentar dados que possam colaborar na nossa discussão. O trabalho está organizado da seguinte forma: Educação sexual; Homossexualidade; o papel docente frente as diversidades humanas. Tendo como resultado a necessidade de ampliação da discussão deste tema no ambiente escolar, tendo o professor de ciência uma ponte de valiosa oportunidade de enfrentamento.

.

Palavras-chave: Educação sexual. Homossexualidade. Educadores. Relação social e escolar.

Abstract: This article has as its theme the role of biological science teachers on homosexuality at school. Thus, aiming to present the relevance of the theme and the violent consequences experienced by students due to the omission of educators in the school environment, but also to include historical and social ideas involving teachers in the area of ​​biological sciences in relation to homosexuality. We know that the school is a space for coexistence and learning, where students can live with religious, ideological, social, cultural and gender differences, for example. Therefore, in order to achieve the objectives, this study is based on authors who address the theme of Homosexuality and the LGBT movement in Brazil, such as (FLY,1985), (FEITOSA, 2017), (TREVISAN, 2000), (BORTOLINI,2011), (ANJOS, 2002), (FURLAN CORREIA, 2008), among others. In the educational context and sexual education we present (ROSELLI, 2011), (FIGUEIRO, 2007), among others. Thus, the methodological strategy selected was a brief literature review, with the aim of presenting data that could contribute to our discussion. The work is organized as follows: Sex education; Homosexuality; the teaching role in the face of human diversities. As a result, there is a need to expand the discussion of this topic in the school environment, with the science teacher providing a valuable opportunity for confrontation.

Abstract: Keywords: Sex education. Homosexuality. Educators. Social and school relationship.


Introdução

         A sexualidade começou a ser estudada sobre considerações cientificas no início do século XIX, sendo a homossexualidade uns dos primeiros alvos a ser considerado um desvio da heterossexualidade e não apenas uma orientação sexual, a partir desses estudos, a homossexualidade passou a ser considerada um distúrbio mental. (von Krafft-Ebing,1886, citado por PEREIRA, 2009).

Segundo SANDOMAR (2016), o termo homossexual foi criado por um jornalista austro-húngaro chamado Karl-Maria Kertbeny em 1868, acredita-se que desde a antiguidade já existiam pessoas com tal característica, no entanto, este jornalista introduziu esta nova terminologia.

Neste sentido, percebemos que esta temática não é nova, pois sempre foi debatida e discutida ao longo dos anos. (VIANA DE BARROS, 2019), diz que no Brasil, até a década de 1970, não se falava sobre sexualidade em sala de aula. Segundo a autora, atualmente este tema ainda é um tabu e muitos professores ficam receosos em tratar do tema.

A partir destas questões, nos perguntamos o porquê desta ressalva em tratar de um tema tão necessário? Atualmente percebemos diversos acontecimentos de homofobia, preconceito e de crimes contra pessoas que se identificam homossexuais. Portanto, caberia à escola tratar de forma científica este tema? Acreditamos que sim e apontamos o professor de ciências o profissional mais indicado para tratar desta questão.

Sendo assim o objetivo foi de apresentar a relevância do tema e as consequências violentas vivenciadas pelos estudantes pela omissão dos educadores no ambiente escolar, mas também incluir ideias históricas e sociais envolvendo professores da área de ciências biológicas em relação ao homossexualismo.

Como estratégia metodológica este artigo é caracterizado por ser uma revisão da literatura. Selecionamos alguns descritores, como: educação sexual, a homossexualidade e o papel docente frente a diversidade humanas. A busca ocorreu em sites de busca como: como o google acadêmico, scielo e de livros sobre a área. Após a busca foi realizada a categorização e sistematização dos dados.

Já a fundamentação teórica trazemos alguns autores que abordam a temática da Homossexualidade e o movimento LGBT no Brasil, como (FLY,1985), (FEITOSA, 2017), (TREVISAN, 2000), (BORTOLINI,2011), (ANJOS,2002), (FURLAN CORREIA, 2008), dentre outros. No contexto educacional e da educação sexual apresentamos (ROSELLI,2011), (FIGUEIRÓ,2007), dentre outros.

Este trabalho justifica-se com relevante, pois a homofobia e desconhecimento são crescentes em nossa sociedade, necessitando de uma ação mais ativa dos docentes de biologia nas escolas.

  1.  Educação sexual

Segundo a UNESCO (2014) podemos afirmar que:

A Educação em Sexualidade pode ser entendida como toda e qualquer experiência de socialização vivida pelo indivíduo ao longo do seu ciclo vital, que lhe permite posicionar-se na esfera social da sexualidade. A educação em sexualidade está presente em todos os espaços de socialização: família, escola, igreja, pares, trabalho, mídia –, mas ocorre de forma pulverizada, fragmentada e dissociada de um plano de sociedade inclusiva. (UNESCO, 2014, p.54).

Já para (NEIDE,2007), desde que nascemos aprendemos uma sexologia, que apenas existem homens e mulheres, e que quando possuímos pênis isso nos define homens e quando temos uma vagina, isso nos definirá como mulheres.  Em cima desses conceitos, também aprendemos que um homem deve-se ter relações sexuais com mulheres e que estes devem gerar descendentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com