TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Ensino-Aprendizagem

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

Processo ensino-aprendizagem

Com as mudanças ocorridas na sociedade; exige -se um novo modelo de educação, a qual o professor deve aderir a novas práticas pedagógicas. O profissional passa a buscar a formação de alunos capazes de construírem seus conceitos, críticos e responsáveis pelo seu processo de aprendizagem.                 

Para atender às necessidades da realidade atual, o professor deve inovar o processo de ensino.

A consolidação do Estado democrático, as novas tecnologias e as mudanças na produção de bens, serviços e conhecimentos exigem que a escola possibilite aos alunos integrarem-se ao mundo contemporâneo nas dimensões fundamentais da cidadania e do trabalho (Panisset, 2000). Sendo assim, se faz necessário, incentivar o raciocínio do aluno, utilizando contextualização e interdisciplinaridade.

Ao propor uma nova forma de organizar o currículo, trabalhado na perspectiva interdisciplinar e contextualizada, parte-se do pressuposto de que toda aprendizagem significativa implica uma relação sujeito-objeto e que, para que esta se concretize, é necessário oferecer as condições para que os dois polos do processo interajam (Panisset, 2000).

Há um grande desafio na nova realidade, a qual o professor, necessita ter maior comprometimento e reflexão sobre suas atividades pedagógicas. O professor passa a ser orientador, um estimulador que levará os alunos a construírem seus conceitos, valores, atitudes e habilidades; as quais lhes farão crescer, tanto como pessoas, como cidadãos.

É extrema necessidade que ocorra a afetiva relação professor-aluno, a qual o professor demonstra a sua competência, gerando confiança e respeito. O professor deve planejar bem suas atividades, a qual possa possibilitar ao aluno refletir sobre as informações, levando - o senso crítico e a construção do conhecimento.

O aluno precisa adquirir habilidades como: consultas em livros, realizar experiências, tomar notas e discutir os resultados. Sendo assim, o professor tem que garantir autonomia de pensamento e de ação de seus alunos.

        A realidade atual exige mudanças nos modos de aprendizagem, por isso, as aulas devem ser mais animadas e interessantes com intuito de alcançar a motivação de seus alunos. É necessário trabalhar com novas metodologias, as quais possibilitam que os alunos sejam capazes de resolver problemas e construir conhecimentos. Para que essas transformações ocorram, é necessário que o professor seja além de tudo, compromissado com o sucesso do aluno. Agora é o mediador na transformação de seu aluno, que passa a ser autônomo e responsável pelo seu processo de aprendizagem. Portanto, coloca -se necessário o desenvolvimento de competências, contextualização e interdisciplinaridade e trabalhar, as quais realizam prática docente mais motivadora.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). 2000. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2017.

BRASIL. Reestruturação e Expansão do Ensino Médio no Brasil. 2008. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2017.

CARNEIRO, Moacir Alves. LDB Fácil: Leitura crítica-compreensiva artigo a artigo. 11ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998. CRUZ, E. A. L.; SILVA, J. W. S.; SILVA, C. G.; SOUZA, H.M.L.;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com