TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tecido Nervoso Na Biologia

Por:   •  8/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

Índice

INTRODUÇÃO        

Objectivos        

Tecido Nervoso        

Neurónios        

Corpo celular        

Dentrites        

Axónio        

Tipos de neurónios        

CONCLUSÃO        

INTRODUÇÃO

Ao longo do processo evolutivo os animais desenvolvem a partir do ectoderma do embrião um tecido muito especial chamado Tecido Nervoso. Os seres vivos reagem aos estímulos ambientais. Mudanças nas condições do ambiente tais como: sons, choques, calor, frio, são percebidas pelo organismo que reage adoptando uma postura correspondente as estímulos. Tecido nervoso e responsável por sua recepção e escolha da resposta adequada.


Objectivos

  • Geral: falar do tecido nervoso.
  • Específicos: Elucidar  as funções do tecido nervoso.

Tecido Nervoso

É um conjunto de células do corpo humano, responsável por executar, tarefas especificas no nosso organismo, é capaz de receber estímulos do ambiente. O tecido tem a função de coordenar as funções do organismo através do processamento dos estímulos externos e coordenação de respostas a esses estímulos. O tecido nervoso tem origem ectoderma do embrião, nele a substância intercelular praticamente não existe. Os principais componentes celulares são os neurônios e as células da glia.

O tecido nervoso é formado por celulas altamente especializadas,e por isso mesmo, incapaz de se dividir, os neurónios. Existem também as células glia ou neuroglia, tem a função de dar sustentação aos neurónios e ajudar no seu funcionamento. E como exemplos temos os oligodendrócitos e as células de Schwann, que fabricam uma substancia gordurosa, a mielina que confere cor branca aos nervos e certas regiões do cérebro e da medula, porém existem espaços no cérebro sem mielina, denominados nódulos de Ranvier. O conjunto de células de Schwann chama-se neurilema e a camada de mielina formam a bainha de mielina.

Neurónios

Neurónio é a célula responsável pela condução do impulso nervoso e, é também considerada a unidade básica do cérebro. Elas são células fundamentais do tecido nervoso e têm propriedades de irritabilidade, ou, excitabilidade que é a capacidade de reagir a estímulos, também a condutibilidade, capacidade de transmitir alterações desencadeadas pelos estímulos. Os neurónios são alongados. Também chamada de celulas nervosas, possuem um corpo celular e muitas ramificações. Normalmente, eles tem uma ramificação principal, longa, o axónio, e numerosas outras curtas, as dendrites

[pic 1].

Então, os  neurónios são constituídos por três partes principais: o corpo celular, as dentrites e axónio.

 Corpo celular

O corpo celular é a parte mais volumosa da célula nervosa, ou seja, é a região de maior volume onde se encontra o núcleo da célula. Onde se localizam o núcleo e as outras estruturas citoplasmáticas. É indispensável ao crescimento, ao metabolismo geral e a regeneração das ramificações.

Dentrites  

As dentrites são prolongamentos finos e geralmente ramificados que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direcção ao corpo celular, ou seja, filamentos relativamente curtos e extremamente ramificados.

Axónio  

O axónio é um prolongamento fino, geralmente mais longo, que pode medir alguns milímetros de comprimento ou até um metro. Na sua região terminal há um feixe de ramificações que permite o contacto do neurónio com as outras células. Ao longo do axónio há bainhas envolventes. Um axónio termina, geralmente, por várias ramificações designadas aborização terminal. 

O axónio é revestido por uma membrana, da bainha de mielina, e termina numa ramificação, as arborizações terminais ou telodentrites, e é através da arborização terminal que o estimulo se propaga pelo axónio e é transmitido as outras células.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (217.7 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com