TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Teste de Jarros

Por:   •  10/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3]

            Teste de Jarros

    Ananda Grazielly Neto Canuto, Tatiane Ines dos Santos Silva

    anandagrazielly@gmail.com, tatianeines123@gmail.com 

1Curso Técnico de Açúcar e Álcool, Instituto Federal de Alagoas, Campus Penedo; Rod. Engº Joaquim Gonçalves S/N,.

Palavras-chave: teste, água, Jar – Test,.

              [pic 4]

INTRODUÇÃO

        A água é fonte da vida. Não importa quem somos o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. A água precisa apresentar condições de ser usada sem causar danos e para que isso aconteça existe um método chamado de Teste de Jarros – (JAR TEST), é um procedimento bastante empregado nas Estações de Tratamento de Água, para a determinação das dosagens ótimas dos coagulantes a serem empregados.         Realizam-se seis ensaios de simulação da mesma água bruta, variando a dosagem de alcalinidade e do coagulante. Porém, este tipo de ensaio vem sendo empregado também para a determinação de parâmetro básico na elaboração do projeto de uma Estação de Tratamento de Água. Por este ensaio determina-se a condição ótima para floculação de uma água caracterizada pelo tempo e agitação necessária, para tanto uma vez determinada a dosagem ótima dos coagulantes, deve-se verificar qual o tempo, e qual o gradiente de velocidade ótimo para se flocular a água em estudo. Além disso, deve-se verificar se a floculação obtida fornece uma água que após a sedimentação apresentará uma grande redução de turbidez.

[pic 5]

        O principal objetivo é verificar qual a concentração de coagulante (sulfato de alumínio) que obtém melhores resultados mediante a um mesmo regime de gradiente de velocidade. Sendo que o método é aplicado simultaneamente aos seis jarros.

[pic 6]

MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais e reagentes:

Tabela 1: Materiais e reagentes

Turbidímetro de bancada

Vinhaça

Água

Sulfato de alumínio

Jar – Test

Procedimentos:

  • Preparo da solução de análise (Solução inicial):

        Para o preparo da solução utilizada inicial foi diluído 200 mL de vinhaça em 8 L de água.

  • Processo de decantação:

        Em cada jarro foi adicionado 2L da solução inicial. Em seguida foi adicionado o coagulante de sulfato de alumínio com concentração de 10g/L, de acordo com a tabela 2:

Tabela 2: Quantidade de coagulante

Jarro

1

2

3

4

5

6

Coagulante

1mL

2mL

3mL

4mL

5mL

6mL

        Com todo aparato montado as soluções contidas nos jarros do equipamento foram a uma rotação de 99 rpm durante 1 minuto, o que caracteriza a simulação do processo de mistura rápida da calha de parshall. Em seguida a rotação foi reduzida para 30 rpm durante um intervalo de 15 minutos.

[pic 7]

Figura 1: Mostra o material utilizado, o Jar Test.

  • Teste de turbidez:

Foi feita a coleta da solução inicial, sem o coagulante, e das soluções de cada jarro, com coagulante, para analisar os parâmetros de turbidez.

      [pic 8]               [pic 9]

Figura 2: Turbidímetro   Figura 3: Coleta das soluções de de bancada.                     cada jarro e da solução inicial.

[pic 10]

RESULTADOS E DISCUSSÕES

O parâmetro analisado foi a turbidez da solução inicial sem o coagulante e em seguida com o coagulante em quantidades variadas, de acordo com a tabela 3, resultados descrito a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (575.6 Kb)   docx (844.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com