TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testes dos Jarros de Água

Por:   •  8/6/2018  •  Ensaio  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

A água é fonte da vida, nós dependemos dela para viver. A água precisa apresentar condições de ser usada sem causar danos e para que isso aconteça existe um método chamado de Teste de Jarros – (JAR TEST), é um procedimento bastante empregado nas Estações de Tratamento de Água, para a determinação das dosagens ótimas dos coagulantes a serem empregados. Isto é, realizam-se seis ensaios de simulação da mesma água bruta, variando a dosagem de alcalinidade e do coagulante. Porém, este tipo de ensaio vem sendo empregado também para a determinação de parâmetro básico na elaboração do projeto de uma Estação de Tratamento de Água. Por este ensaio determina-se a condição ótima para floculação de uma água caracterizada pelo tempo e agitação necessária, para tanto uma vez determinada a dosagem ótima dos coagulantes, deve-se verificar qual o tempo, e qual o gradiente de velocidade ótimo para se flocular a água em estudo. Além disso, deve-se verificar se a floculação obtida fornece uma água que após a sedimentação apresentará uma grande redução de turbidez.

Ou

O procedimento segue a linha de raciocínio onde se deposita uma determinada quantidade igual de água em cada jarro (prova), os quais são dosados com diferentes quantidades de coagulante/floculante, sob agitação alta por um período curto (alguns minutos). Logo após a mistura rápida para dispersar o coagulante, as amostras são agitadas vagarosamente para a formação dos flocos, e depois, deixa-se decantar. Depois de algum tempo, o equipamento é desligado e aguarda-se outro tempo correspondente ao tempo de detenção na etapa de decantação. Prosseguindo o experimento, o operador do equipamento deve observar e anotar a natureza e as características de decantabilidade dos flocos – em termos qualitativos, ou seja, pobre, regular, boa ou excelente. A coagulação pobre é caracterizada quando a amostra apresenta aparência nebulosa, enquanto a coagulação satisfatória é aquela que contém flocos bem formados, com o líquido apresentando-se claro entre as partículas. A menor dosagem que fornece boa remoção de turbidez durante esse teste é considerada como a primeira dosagem experimental na operação da estação de tratamento.

1.1. Objetivo

Determinar o ponto ótimo de floculação com os diferentes tipos de produtos químicos ou polímeros (Coagulante/Floculante) a serem empregados.

2. Métodos

2.1. Materiais Utilizados:

• 2 litros de água turva de rio ou córrego;

• Cloreto Férrico: 3 gotas (48,9 ml / 2 litros)

• Sulfato de Alumínio: 4 gotas (20 ml / 2 litros)

• Tanfloc (Tanino): 5 gotas (30 ml / 2 litros)

Estavam disponíveis os 3 tipos de coagulante/floculante, o utilizado em nosso experimento foi o Cloreto Férrico.

2.2. Procedimento:

• Adicionar 2 litros da água de rio no recipiente retangular de vidro do Jar Test .

• Adicionar 3 gotas de Cloreto Férrico, equivalente a 48,9 mg para 2 l

• Realizar a agitação da água com o coagulante/floculante por 1 minuto

• Medir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com