TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Zika Vírus

Por:   •  21/12/2019  •  Dissertação  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Zika é uma doença infecciosa causada pelo vírus zika, pertencente à família Flaviviridae. A transmissão ocorre principalmente através da picada de mosquitos, sendo o Aedes o principal vetor, porém, já existem relatos de outras vias de transmissão, como a sexual. O diagnóstico de Zika por sorologia e a criação de uma vacina eficaz enfrentam dificuldade devido o vírus Zika apresentar reação cruzada com outros Flavivírus, como a dengue. Deste modo, a principal medida de prevenção da infecção é o controle dos vetores.

O vírus da Zika é composto por um RNA de fita simples de sentido positivo envolto por envelope, ou seja, mesmo fora da partícula viral o seu material genético é infeccioso, visto que pode ser diretamente traduzido pelos ribossomos. No geral, a infecção pelo vírus da Zika provoca sintomas brandos, mas existe a associação da infecção com quadros mais graves envolvendo comprometimento do sistema nervoso central, como a síndrome de Guillain-Barré e, em recém-nascidos, microcefalia. Portanto, é necessária a criação de medidas preventivas à infecção.

Existem vários trabalhos em andamento sobre a investigação de métodos de diagnóstico e medidas de prevenção e controle da propagação do Zika, porém, a maior dificuldade encontrada é que o vírus da Zika se assemelha a outros Flavivírus, podendo gerar imunidade cruzada. Quando se trata de diagnóstico, os mais indicado pra fase aguda da infecção são os métodos moleculares, como a RT- PCR (Reverse Transcription Polymerase Chain Reaction), também é possível usar métodos sorológicos como ELISA, porém, este método é muito afetado pela imunidade cruzada com outros Flavivírus. A criação de uma vacina eficaz também enfrenta este problema, pois ao mesmo tempo que um paciente imunizado com o vírus da Dengue, de forma natural ou induzida, pode ter uma melhor resposta de neutralização do Zika, estes anticorpos também podem não neutralizar o vírus, facilitando ainda a sua entrada nas células, o que poderia levar a quadros mais graves da doença, como no caso da reinfecção por Dengue, que pode levar a forma mais grave da doença com quadros de hemorragia.

Recentemente dados de uma pesquisa, conduzida por pesquisadores da UFRJ e Fundação Oswaldo Cruz, revelaram que a vacina da febre amarela, também causada por um Flavivírus, protegeu camundongos da infecção do Zika, se for confirmada a eficácia da vacina em humanos, este será um grande passo para prevenção do vírus Zika. Entretanto, ainda é necessário atenção às questões relativas à segurança, por se tratar também de um Flavivírus. A confirmação da proteção da vacina de febre amarela contra a infecção de Zika em humanos poderá ser um grande avanço que irá diminuir em anos a disponibilidade de uma vacina, mas, ainda assim, são necessários estudos alternativos de estratégias mais seguras de prevenção, visto que a vacina de febre amarela é constituída por vírus atenuado, tendo uma restrição de público.

Pela observação dos aspectos analisados, é possível perceber que ainda precisamos avançar nas pesquisas com relação a prevenção do vírus Zika, pois este pode levar à consequências irreversíveis no hospedeiro, sendo a prevenção a melhor maneira de evitar estas consequências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (27.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com