TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RECURSOS SÓLIDOS

Por:   •  2/4/2021  •  Ensaio  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Refletir a cerca dos principais problemas de nossa sociedade, é dever de todo cidadão, em especial a dramática questão do destino dos resíduos sólidos gerados em grande maioria pela população urbana.  É evidente esta questão ser alarmante pois, diariamente cada indivíduo produz cerca de 1,3 kg de lixo que, em algum momento, será descartado na natureza provocando diversas alterações nos ecossistemas.

Em primeiro instante, seria oportuno reconhecer que os resíduos sólidos são produtos que não tem mais serventia ao homem, sendo originados de comércios, hospitais, serviços públicos, indústrias e etc. Certamente muito dos materiais, como: papel e papelão, plásticos, vidros e metais demoram a serem degradados, comprometem os lençóis freáticos e a atmosfera, contribuindo para a poluição paisagística do meio ambiente.

Por outro lado não podemos deixar de mostrar que os recursos sólidos oriundos das atividades dos diversos ramos da indústria, dos hospitais e das atividades agrícolas e de pecuária contém substâncias químicas tóxicas aos seres humanos. De fato, prejuízos são gerados na vida dos mesmos, quando não manuseados e tratados de maneira especial, com equipamentos e técnicas adequadas.

Não podemos deixar de ressaltar, em terceiro lugar, que os órgãos governamentais têm buscado soluções para o descarte dos resíduos sólidos nas áreas urbanas. É evidente que tanto os aterros, as lixeiras e incinerações provocam desequilíbrios ambientais pois, em algum momento a matéria inutilizada entrará em contato com a atmosfera, os solos e os recursos hídricos, provocando poluição por muitos anos e perigos a todos os componentes dos ecossistemas.

Portanto, para que haja uma diminuição na produção dos recursos sólidos torna –se necessário que a sociedade mude seus hábitos consumistas e percebam a importância de se desenvolver hábitos sustentáveis. É através desta visão, que os termos reciclar, reutilizar e reduzir estará inserido no dia a dia da sociedade e assim, o ambiente será preservado e menos degradado pelas atitudes impensáveis dos seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (21.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com