TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA TEMA: Biofísica da Visão

Por:   •  1/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  1.330 Visualizações

Página 1 de 2

 Plano de Aula

PLANO DE AULA

TEMA: Biofísica da Visão

OBJETIVOS

GERAL

As alterações fisiológicas que ocorrem quando a luz atinge a retina do olho envolvem muitos fenômenos da Biologia. Podemos descrever o fenômeno do processo visual em particular pela a absorção da luz por moléculas orgânicas e a transmissão dessas informações pelas células nervosas por um processo biofísico.

ESPECÍFICOS

Mostrar a implicação deste assunto na vida prática do aluno através da biofísica da visão. Compreender que a Física é uma ciência aplicada a outras ciências, que além de procurar explicar fenômenos puramente naturais como o mecanismo da visão, também usa desses conhecimentos adquiridos para a melhoria da qualidade de vida.

CONTEÚDO

Nesse plano de aula serão abordados tópicos do tipo: *Globo Ocular; *como enxergamos; *defeitos da visão; *dentre outros...

METODOLOGIA

A unidade de ensino deverá ser desenvolvida com estudantes do 2º ano do Ensino Médio, que compõem o turno da manhã, em aulas especiais envolvendo Biofísica da Visão, numa perspectiva interdisciplinar. A atividade da aula expositiva terá o objetivo de descrever as características do processo de visão do olho humano e formação e registro de imagens.
Para o êxito da atividade as exposições dos temas deverão ser cuidadosamente preparadas e detalhadas através de imagens, vídeos e modelo anatômico do globo ocular.

AVALIAÇÃO

As aulas utilizarão esquemas no quadro branco, slides no PowerPoint e textos que auxiliam na aprendizagem da física nos sistemas biológicos.
Os textos abordarão o funcionamento da visão e os slides os conceitos teóricos da física. As aulas serão embasadas na discussão em grupo e resolução de questionários.
As atividades utilizarão de um sistema web e trarão textos, artigos ou questionários que complementem as discussões iniciadas em sala de aula.

REFERÊNCIAS

  • Basicas: Garcia, Eduardo Alfonso Cadavid Biofísica / Eduardo A. C. Garcia. São Paulo : Sarvier, 2002. 387 p.

Heneine, Ibrahim Felippe. Biofísica básica / Ibrahim Felippe Heneine. São Paulo : Atheneu (São Paulo), 2000. 391 p.

  • Complementar: Pugliesi Netto, Humberto. Fundamentos de física geral / Humberto Pugliesi Netto, Osny Rodrigues. 5. ed. São Paulo : Nobel, 1997. v

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com