TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRECOCE PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Por:   •  15/11/2018  •  Artigo  •  6.270 Palavras (26 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

LUIZA SUELI DE JESUS DA SILVA

SEPSE: IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO

PRECOCE PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM

SALVADOR

2018

LUIZA SUELI DE JESUS DA SILVA

SEPSE: IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO

PRECOCE PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Artigo Científico apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Especialista em Enfermagem do trabalho, Curso de Pós-Graduação em Urgência e Emergência, IBPEX – Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão S/S Ltda.

Orientador:

SALVADOR

2018

SEPSE: IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO

PRECOCE PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM

LUIZA SUELI DE JESUS DA SILVA[1]

Orientador (professor)[2]

Resumo

OBJETIVO: caracterizar a produção científica acerca da importância da identificação precoce da sepse pela equipe de enfermagem e a adequada intervenção, visando à diminuição das complicações, o choque séptico. MÉTODOS: revisão integrativa realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME, PUBMED, SCIELO E LILACS) em maio de 2014. RESULTADOS: O diagnóstico é o maior dos desafios com os quais se depara o enfermeiro, especialmente por que a sua identificação, quando não for suficientemente precoce que permita alguma intervenção, poderá resultar em choque, falência orgânica ou até mesmo a morte do paciente. Assim, o cuidar da equipe de enfermagem deve estar centrado na identificação de pacientes com risco de evoluir para sepse e na precocidade do tratamento, prevenindo complicações.  CONCLUSÃO: na literatura consultada, verificou-se escassez de artigos que versassem especificamente sobre a atuação da equipe de enfermagem. Entretanto, foi possível destacar cuidados importantes a serem implementados para detecção precoce de sepse nesses pacientes.

Palavras-chave: Sepse.Choque Séptico. Equipe de enfermagem.

Abstract

OBJECTIVE: To characterize the scientific production about the importance of early identification of sepsis by nursing staff and appropriate intervention in order to reduce complications, septic shock. METHODS: integrative review conducted in the databases of the Virtual Health Library (BIREME, SciELO and LILACS) in May 2014. RESULTS: The diagnosis is the greatest of challenges which are faced nurses, especially since their identification when not sufficiently early to allow some intervention may result in shock, organ failure or even death of the patient. Thus, the care of the nursing staff should be focused on identifying patients at risk of developing sepsis and early treatment, preventing complications. CONCLUSION: In the literature, there are few papers that versassem specifically on the role of the nursing team. However, been possible to highlight important steps to be implemented for early detection of sepsis in these patients.

Keywords: Sepsis. Septic Shock. Nursing staff.

1. INTRODUÇÃO

A Sepse é o conjunto de reações, por vezes dramáticas e catastróficas, desenvolvidas pelo ser humano em resposta à invasão de microorganismos patogênicos. É uma síndrome clinica que se manifesta em espectros distintos de gravidade. Caso não diagnosticada e tratada corretamente, pode agravar-se com o decorrer do tempo. Usualmente, o inicio do quadro clínico se manifesta com alterações inespecíficas e sutis dos sinais vitais, como taquicardia e taquipnéia (BONE et al., 1992; KNOBEL & Beer, 2005 apud WESTPHAL et al. 2009).

Segundo Shahin et al. (2012), a sepse configura-se como um grave problema de saúde pública, devido às elevadas taxas de morbidade, sendo a principal causa de morte de pacientes em unidade de terapia intensiva (UTI), com índices que variam de 20 a 80%, dependendo da definição utilizada. A mortalidade por sepse difere através dos continentes, países e regiões, sendo mais elevado em algumas partes do mundo, devido ao acesso restrito aos leitos de UTI e falhas nas estatísticas desses eventos.

 A identificação precoce da sepse é, portanto, o passo mais importante para aumentar os efeitos positivos do melhor tratamento. Desse modo, é necessário adotar estratégias hospitalares abrangentes de triagem que permitam identificação dos pacientes hospitalizados com sepse na fase inicial da doença. Como ocorre com o infarto agudo do miocárdio, o retardamento do tratamento da sepse pode comprometer gravemente o prognóstico (FRIEDMAN et al., 1998 apud KOENIG et al., 2010).

Neste sentido, a importância da avaliação e diagnóstico precoce está associada a um tratamento efetivo, objetivando reduzir o número de complicações e disfunções cardiovascular, pulmonares, renais, neurológicas, gastrintestinais, hepáticas, hematológicas e metabólicas, ou seja, as disfunções orgânicas.

Assim, para que o paciente séptico tenha um atendimento de qualidade, a equipe de enfermagem tem que ter prática tangencial e dinâmica baseada em estudos científicos com grau de evidencias confiável, sendo necessário um conhecimento expansivo em todos os âmbitos.  Além disso, a enfermagem é quem implementa e monitora todos os parâmetros obtidos pela monitorização hemodinâmica. Isso torna o enfermeiro responsável pela identificação precoce dos sinais e sintomas que antecedem o quadro séptico.

Medidas preventivas, assim como a implantação de protocolos para detecção e tratamento otimizado precoce, são passos voltados para a diminuição das taxas de morbidade e mortalidade, e dos custos associados à sepse (SCHORR et al., 2007 apud KOENIG et al., 2010).

Considerando esse contexto, este estudo teve como objetivo caracterizar a produção científica acerca da importância da identificação precoce da sepse pela equipe de enfermagem e a adequada intervenção, visando à diminuição das complicações como: a sepse grave, choque séptico, síndrome da disfunção de múltiplos órgãos e óbitos.

METODODOLOGIA

Este estudo foi construído a partir de revisões bibliográficas, considerando os artigos identificados na interface da pesquisa avançada disponibilizada no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) indexados no BIREME, PUBMED, SCIELO E LILACS. Foram utilizados os descritores MeSH “Sepse”, “Choque Séptico” e  “Equipe de enfermagem”. Como limites de pesquisa, foram estabelecidos os seguintes critérios: idioma português e inglês dentro do recorte temporal de 2001 a 2012.  Outros materiais foram localizados voluntariamente, como livros-texto referidos por outros autores e pertinentes ao tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)   pdf (280.5 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com