TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDÍACAS NOS IDOSOS

Por:   •  13/3/2018  •  Seminário  •  1.502 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

COLÉGIO VIKTOR FRANKL

 

 

 

 

“PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDÍACAS NOS IDOSOS”

 

 

Letícia de Souza Moda Silva

 

 

 

 

 

Ribeirão Preto

23/08/2012

 

LETÍCIA DE SOUZA MODA SILVA

 

 

 

“PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDÍACAS NO IDOSO”

                                                                     

 

Trabalho de pesquisa: Prevenção de Doenças Cardiovasculares

Colégio Victor Frankl

Disciplina: Metodologia e Pesquisa da Sexualidade Humana

Professor(a): Deliani Caetano Trompieri Silveira

 

 

 

 

 

Ribeirão Preto

23/08/2012


I - INTRODUÇÃO 

Esse trabalho tem como objetivo ensinar a cuidar melhor da nossa saúde e da saúde dos idosos. É um aprendizado que pode-se utilizar para vida toda. Com esses conhecimentos, pode-se ajudar as pessoas a cuidarem melhor de sua saúde e das gerações futuras, assim como, a terem um envelhecimento mais saudável. 

O envelhecimento atualmente consiste em um complexo processo biológico relacionado a fatores intrínsecos ( que é uma substância localizada no estômago e com ela pode-se ter a absorção das vitaminas b12). Nele ocorre a morte celular programada e outras doenças que variam inclusive do estilo de vida de cada pessoa.

          Estudos epidemiológicos (sobre doenças) têm demonstrado que alterações nos genes, metabolismo lipídico (que são os alimentos ingeridos e rapidamente transformados em gordura), diabetes mellitos e sedentarismo (falta ou diminuição de atividades físicas) são os principais fatores de risco para desencadear doenças do coração.

Já hipertensão arterial, insuficiência cardíaca (o coração não consegue realizar suas devidas funções de bombear o sangue) e acidente vascular cerebral, mais conhecida como AVC, são consideradas as doenças cardiovasculares que mais predominam nos idosos. No entanto, a idade é o principal fator de risco cardiovascular global, e esses fatores se tornam mais prevalentes e fáceis de serem adquiridos, com o aumento da idade.

A prevenção dessa doença até os dias de hoje, é ainda muito desconhecida. De certa forma, todas as pessoas já ouviram falar de doenças cardiovasculares, porém uma grande parte delas não sabem como se prevenir. Isso pode ocorrer pela falta de informação que não lhes dão. Porém se tiverem uma boa condição de vida, boa alimentação e conhecimento da doença, poderão ter uma vida plena e sempre saudável. Existem dois tipos de prevenção. A primária, consistindo na identificação de fatores de risco cardiovasculares e modificação em quem ainda não manifestou a doença. E a secundária, ocorrendo no indivíduo que já manifestou a doença, mas porém tendo um acompanhamento médico com mais precisão, ajudando-o a preveni-lo e a não possuindo novamente a doença.

O sistema cardiovascular está sujeito às influências neuro-humorais, desencadeando doenças como o stress. Esta, consiste principalmente em um aumento da frequência cardíaca, débito cardíaco e elevação da pressão arterial sistêmica. Ou seja, alguns tipos de doenças que desencadeiam uma série de riscos e não somente a cardiovascular.

 

II – DESENVOLVIMENTO

O projeto foi realizado em duas etapas. A primeira que consistiu de um levantamento bibliográfico, e a segunda em que foi realizada uma pesquisa de campo.

A pesquisa de campo foi realizada no mês de maio, na cidade de Ribeirão Preto, em frete do teatro D. Pedro II, com aproximadamente 20 idosos de ambos os sexos, e com idades entre 60 à 85 anos.

Foi perguntado aos idosos se no seu dia a dia costumam se preocupar com sua saúde. Noventa e oito por centro deles disseram que procuram realizar sempre os retornos aos médicos, ter uma alimentação saudável, na medida do possível, e fazer exercícios físicos com moderação.

O restante dos pesquisados, no entanto, disseram que mesmo tendo uma saúde muito boa, de vez em quando cometem alguns exageros, como excesso de gorduras, açúcar, carboidrato, ou seja, aqueles alimentos não tão necessários e bons para a saúde.

Depois da entrevista foi passado algumas dicas de como não cometer erros para prejudicar a saúde. Foi entregue aos idosos uma folha com instruções mostrando os sintomas de doenças cardiovasculares e explicando como prevení-las de uma forma saudável e de bem com a vida, como exemplo: não fumar, praticar exercícios, ter uma alimentação saudável, comer frutas, verduras e ter bom humor.

           

III - CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Esse trabalho foi muito importante, tanto para aprender como prevenir doenças cardíacas, quanto para ajudar na vida dos idosos. É gratificante quando vemos algum senhor ou senhora tentando ter uma vida saudável, preocupados com sua saúde, com as próximas gerações e sorrindo, afinal uma das causas de doenças cardiovasculares nos idosos é o stress.  

Pois apesar das ocorrências negativas que acontecem na vida, devemos sempre nos cuidar e tentar nos manter o mais saudável possível.

Com a pesquisa conclui-se, que a maioria dos idosos entrevistados, procuram ter uma vida saudável, cuidando de sua saúde e de seu futuro.

Eles também tendem a estar de bem com a vida e recebem sempre um “Parabéns” dos médicos com quem se consultam nos retornos aos atendimentos clínicos, o que comprova o cuidado pela própria saúde.

                        

IV – BIBLIOGRAFIAS

 

BRAUNWALD E.; ZIPES D.P.; LIBBY P.; BONOW R.O.. Tratado de doenças cardiovasculares. 7.ed. São Paulo. Elsevier; 2006.

 

OLIVEIRA M.. Doenças Cardiovasculaes. ConhecerSaúde, 20 março 2009. Disponível em: < http://www.conhecersaude.com/idosos/3089-doen%C3%A7as-cardiovasculares.html >.  Acesso em 12 de Maio de 2012.

OLIVEIRA Mateus S. de; REZENDE Paulo C.; MORAES Ricardo C. S. de. Envelhecimento Cardiovascular e Doenças Cardiovasculares em Idosos. Medicinanet, 03 maio 2010. Disponível em: < http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisores/3159/envelhecimento_cardiovascular_e_doen%C3%A7as_cardiovasculares_em_idosos.htm >. Acesso em 7 de Maio de 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (127.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com