TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida

Casos: Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Qualidade de vida em pacientes pediátricos com dermatite atópica

 

A DA é uma doença inflamatória cutânea crônica, de caráter genético, caracterizada pela presença de episódios recorrentes de eczema associado a prurido, apresentando como substrato alterações imunológicas cutâneas que produzem inflamação, podendo estar eventualmente associada a outras formas de doenças alérgicas, como asma e rinite alérgica1.

Este tipo de doença dermatológica interfere profundamente na vida dos indivíduos de diferentes maneiras, seja pelo prurido, pela aparência inestética, ou por restrições impostas pelas lesões e pelo próprio tratamento. Comprovadamente, elas causam forte impacto nas relações sociais, no estado psicológico e nas atividades cotidianas dos pacientes7. Assim, diversos instrumentos de mensuração de qualidade de vida específicos para doenças dermatológicas vêm sendo desenvolvidos, voltados tanto para a população adulta quanto para a pediátrica8,9.

Pela cronicidade e o caráter recidivante, pela elevada prevalência, pelo prurido intenso, pela perturbação do sono e das atividades diárias, pela associação potencial com a asma brônquica, é uma dermatose social e psicologicamente relevante, envolvendo o próprio paciente e, também, de forma decisiva, todo o ambiente familiar e profissional10.

Pais de crianças acometidas relatam dificuldades na disciplina e no cuidado de seus filhos, devido principalmente à privação do sono, exaustão, dificuldades no custo e na administração de medicação tópica e sistêmica11,12. A sobrecarga causada por cuidar desses pacientes gera conflitos entre os pais e também entre os filhos saudáveis do casal, alterando a estrutura familiar13.

Objetivo do estudo foi avaliar a qualidade de vida de pacientes pediátricos acometidos por DA, bem como a de seus familiares, estabelecendo correlações com escores de severidade da doença.

 Métodos

Este estudo foi desenvolvido em Montes Claros, cidade localizada ao norte do estado de Minas Gerais. A cidade representa o principal pólo urbano da região, contando com uma população de aproximadamente 360 mil habitantes. Trata-se de uma região carente e com indicadores socioeconômicos semelhantes aos das áreas mais pobres do País.

A coleta de dados foi realizada ao longo de 1 ano (setembro/2007 a agosto/2008), quando foram recrutados pacientes com idades entre 6 e 59 meses, atendidos no Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário Clemente de Faria da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros (MG). Os pacientes foram divididos em dois grupos: um composto por crianças com DA, segundo os critérios diagnósticos de Hanifin & Rakja14, e outro grupo composto por crianças com outras dermatoses, estabelecido como grupo de controle. Foram excluídos pacientes portadores de outras afecções crônicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com