TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida

Dissertações: Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  968 Visualizações

Página 1 de 3

Qualidade de Vida no Trabalho

A Qualidade de Vida no Trabalho é um dos novos desafios para a administração contemporânea. O trabalho, no decorrer da história, foi ocupando a maior parte do tempo do ser humano, que no início era só para suprir as necessidades básicas de subsistência e que após a Revolução Industrial passa a ser o ponto central da vida do homem.

O homem passa a maior parte do seu tempo em seu local de trabalho, dedicando sua força, energia e esforço para as organizações. Disponibilizando maior parte do seu tempo ao trabalho e não para sua família e amigos.

Mesmo quando o homem tenta se desligar do trabalho não estando no local, a vida dele gira em função do trabalho, pois está sempre presente, tanto no local quanto fora do local de trabalho.

A idéia de Qualidade de Vida no Trabalho baseia-se em uma visão integral de pessoas, que é o chamado enfoque biopsicossocial. O enfoque biopsicossocial origina-se da medicina psicossomática, que propõem a visão integrada, ou holística, do ser humano.

Segundo esse enfoque, saúde não é apenas ausência de doenças, mas também o completo bem-estar biológico, psicológico e social. Esta definição, adotada pela Organização Mundial de Saúde em 1986, abre espaço significativo para a compreensão e administração de fatores psicossociais na vida moderna, especialmente no ambiente de trabalho. Um desses fatores é o stress.

As teorias convencionais da motivação preocupam-se predominantemente com a satisfação das pessoas, sem abordar explicitamente o stress. No entanto, a correlação entre stress e trabalho é evidente. O stress depende da capacidade de adaptação, que envolve o equilíbrio entre a exigência que a tarefa faz e a quem a realiza e a capacidade da pessoa que a realiza. Equilíbrio produz bem-estar. Sem equilíbrio, resultam diferentes graus de incerteza, conflito e sensação de desamparo.

O equilíbrio, ou desequilíbrio, pode ser produzido não apenas pela tarefa, mas também pela conjuntura. Uma situação de crise econômica e a perspectiva da perda de emprego deixam as pessoas em estado de grande tensão. Uma pessoa que perde o emprego pode passar a sofrer de diversos males, decorrentes da perda de estima pela dificuldade de recolocação. Tão sérios são esses e outros problemas decorrentes da situação e do ambiente de trabalho, que algumas empresas investem no apoio psicológico a seus executivos.

A organização percebe cada vez mais a importância do ser humano para o alcance de resultados, pois a capacidade de raciocínio, criatividade e solução de problemas, estão presentes nas pessoas e não nas máquinas.

Com isso, a organização se preocupa em oferecer um ambiente que traga ao individuo: conforto, respeito, segurança e bem-estar, entre outros. Muitos fatores contribuem para uma não qualidade de vida, e por isso devem ser identificadas e procurar solucionar os problemas que ali apresentam.

A busca pela Qualidade de Vida e a implantação de ações visando melhoria para as pessoas, não pode ser considerada como um custo nas planilhas das organizações, uma vez que os custos com afastamentos e ações trabalhistas são maiores que uma medida preventiva.

O bem-estar e a segurança dos indivíduos é de suma importância para assegurar uma maior produtividade e qualidade no trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com