TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem coloriu meu ovo?

Por:   •  30/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

Quem coloriu meu ovo?

Rayara Cristina Meira Nantes

Introdução

Segundo Costa-Leonardo (2006), a maior parte dos insetos se reproduzem de forma sexuada e através da postura de ovos. De acordo com a autora, esses ovos possuem uma variedade de formas e características próprias de cada grupo, sendo que na ordem Isoptera, a disponibilidade de informações sobre este tema é baixa. Dentre as características passíveis de se encontrar em um ovo de inseto, a cor chama a atenção. Diversos fatores influenciam na coloração dos ovos de diferentes espécies de animais. Segundo Stevens (2015) esses fatores podem estar ligados a proteção contra predadores, proteção contra fatores ambientais e estar conectados à questões sexuais da espécie. Abram et. al. (2015) citam que o tempo decorrido após a postura dos ovos e o estado nutricional do embrião podem influenciar na pigmentação apresentada. Estes autores ainda salientam que alguns animais de hábitos solitários podem regular a coloração dos seus ovos de acordo com as condições do local onde os ovos foram postos. Zhang (2017) relata que mudanças na coloração podem ocorrer em condições onde há oscilações na temperatura ambiental. Estudos feitos por Stevens (2015) descrevem que em insetos como as joaninhas, as cores dos ovos podem indicar um alto nível de toxicidade, servindo de alerta para possíveis predadores, e em moluscos como os caramujos pode ocorrer o mesmo, além de relacionar questões sexuais com a cor dos ovos de espécies de aves. Abram et al. (2015) analisaram, em seu trabalho, a pigmentação do ovo em uma espécie de percevejo, que põem ovos que variam em aparência de amarelo claro a marrom escuro ou preto e fizeram uma série de descobertas significativas sobre a origem da cor dos ovos. Os autores observaram que as fêmeas colocam ovos mais escuros quando recebem substratos escuros, sendo estes postos em regiões de maior incidência de luz solar, enquanto os ovos mais claros eram colocados em detrimento de substratos mais claros e quando postos em regiões de menor incidência de luz solar. Zhang et. al. (2017) estudaram as mudanças de cor nos ovos de Bombyx mori e identificaram que, quando postos em diferentes situações de temperatura, apresentam diferentes colorações.

Objetivos

Neste sentido, o objetivo deste trabalho é estabelecer se existe uma relação entre a cor dos ovos dos insetos pertencentes à ordem Isoptera e as condições de temperatura do substrato onde é posto.

Materiais e Métodos

Os insetos serão coletados e identificados utilizando-se das chaves taxonômicas pertinentes. Os animais serão incubados em câmaras B.O.D. (Baixa Demanda de Oxigênio) em temperaturas de 36°C, 32°C, 28°C, 24°C e 20°C. As análises serão realizadas a partir da segunda geração. Os insetos serão divididos em cinco grupos distintos, de acordo com a temperatura de incubação. Serão monitorados padrões visuais e químicos para identificar as mudanças na coloração. Os estudos serão realizados coletando amostras de 20 ovos de cada grupo no intervalo de tempo de 6 horas a cada coleta e serão extraídos os córions para a identificação de pigmentos presentes nesta membrana. Os córions, após a extração, serão colocados em tubos de ensaio com água destilada e posteriormente agitados para uma melhor remoção da pigmentação. Após a extração, será utilizado o método da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) para verificação dos resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com