TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÕES ECOLÓGICAS E DINÂMICA DE POPULÇÕES

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITURO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO – CAMPUS PÍUMA

YURI ALPOIM REIS

BIOLOGIA ÁQUATICA APLICADA

RELAÇÕES ECOLÓGICAS E DINÂMICA DE POPULÇÕES

PIÚMA - ES

2014

Relações ecológicas

As relações ecológicas se dão por meio de seres vivos que se relacionam com o ambiente físico, dentro de um determinado ecossistema, além de haver relações entre os próprios seres.

Essas relações podem ser divididas em algumas partes, isso dependendo do tipo de indivíduo que a utiliza, entre elas estão às relações harmônicas, que ocorrem entre indivíduos da mesma espécie, e que são consideradas positivas, como o nome sugere. E também as relações desarmônicas, que são consideradas negativas.

Existem vários tipo de relações harmônicas, e algumas delas são:

Sociedade: indivíduos da mesma espécie que cooperam entre si por meio da divisão de trabalho. Geralmente, as características do indivíduo estão relacionadas à atividade que ele exerce. Ex: abelhas, cupins, formigas, etc.

Colônia: Cooperação entre os indivíduos que buscam formar uma unidade estrutural e funcional. Ex: Coral, Abelhas, etc.

Mutualismo: indivíduos de espécies diferentes que se cooperam entre si, criando um vínculo de dependência em que ambos se beneficiam. Ex: liquens (fungo + cianobactéria), cupim e protozoário que digere a celulose em seu organismo, etc.

Protocooperação: indivíduos que cooperam entre si, mas que não dependem um do outro para sobreviverem. Um ganha proteção e o outro consegue restos de alimentos dos mesmos. Ex: peixe-palhaço e anêmona.; pássaros que se alimentam de carrapato bovino, etc.

Inquilinismo: uma espécie utiliza a outra como moradia, sendo que somente ela se beneficia, mas não causando prejuízos à outra. Exemplo: orquídeas e bromélias associadas a árvores de grande porte.

Comensalismo: nessa relação apenas uma espécie se beneficia, mas sem causar prejuízos à outra. Exemplo: o peixe-piloto se prende ao tubarão, para se alimentar dos restos de comida do mesmo, e também se locomover com maior agilidade.

Também existem diferentes tipos de relações desarmônicas, entre elas estão:

Canibalismo: acontece quando um indivíduo se alimenta de outros da mesma espécie. Ex: louva-a-deus, etc.

Competição: se da pela disputa por territórios, parceiros sexuais, comida, etc.

Amensalismo: se da quando uma espécie impede o desenvolvimento de outra. Ex: liberação de antibióticos por determinados fungos, causando a morte de certas bactérias.

Predatismo: um indivíduo mata outro para se alimentar. Ex: serpente e rato, tubarão branco e foca, leão e antílope, etc.

Parasitismo: o parasita retira do corpo do hospedeiro, nutrientes para garantir a sua sobrevivência, prejudicando-o. Ex: lombriga e ser humano, lagarta e folhagens, carrapato e cachorro, etc.

Dinâmica de populações

Uma população é formada a partir do conjunto de indivíduos de uma mesma espécie, que ocupam certa área, em um determinado tempo.

Essas populações vivem sofrendo alterações em seu tamanho, devido às taxas de natalidade, mortalidade, imigração e emigração, mas sempre o tamanho em equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com