TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA FORMAÇÃO DOCENTE

Por:   •  8/12/2019  •  Resenha  •  3.008 Palavras (13 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 13

RELATÓRIO PARCIAL DE ATIVIDADES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Rafael Rodrigues  Soares

RELATÓRIO DE ATIVIDADES (X) PARCIAL  (   ) FINAL

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA

  1. INTRODUÇÃO

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA FORMAÇÃO DOCENTE

Com o passar dos anos, a relação em sala de aula mudou bastante desde que a prática docente se iniciou. Diante disto temos a necessidade de mudar a metodologia dos processos de formação dos acadêmicos de licenciatura. Os investimentos com a formação de novos docentes vêm se aprimorando e adequando a realidade existente, uma vez que, o acadêmico de licenciatura precisa ter mais contato na prática do cotidiano de sala de aula.

A proposta da Residência Pedagógica é fazer esta aproximação entre alunos de licenciatura e alunos da rede pública de educação básica, com imersão no cotidiano escolar. Proporcionando aos licenciandos a oportunidade de vivenciar o processo de gestão de sala de aula, bem como os processos de formatização entre teoria e prática docente. Contribuir para uma formação continuada aos residentes com auxilio dos  preceptores  com  conteúdo  e  metodologias  na  área  de  ciências e biologia  com finalidade de   superar  as  dificuldades  técnicas  e pedagógicas  de  suas  práticas  de  ensino  que  possibilitam  o  redimensionamento  e  articulação teoria-prática com foco na aprendizagem dos educandos da rede pública de ensino.

A residência pedagógica permite que os acadêmicos de licenciatura façam um paralelo com o estágio supervisionado de regência. A estrutura curricular do curso de Ciências Biológicas, em consonância com a resolução 447/2002 e o regulamento geral do Estagio Curricular Supervisionado dos Cursos de Licenciatura da Unimontes, estabelece 480 horas de estágio supervisionado, sendo 380 horas de atividades docentes (caracterização da escola campo de estágio, projetos de intervenção, minicurso e oficina, monitoria, participação em reuniões pedagógicas na escola, atividade de extensão, etc) e 100 horas para atividades de Regência no Ensino Fundamental e Médio desenvolvido a partir do quinto período.

A Residência Pedagógica se realizará em um período de 18 meses, o residente terá uma carga horária de 320 horas de imersão na escola, sendo que desta carga horária, no mínimo 100 horas serão de atividades de regência, incluindo nesta o planejamento e execução de pelo menos uma intervenção pedagógica específica, da gestão da sala de aula, planejamento e execução de atividades, planos de aulas, sequências didáticas, projetos de ensino, pesquisa e atividades de avaliação da aprendizagem dos alunos. A articulação estabelecida através da equivalência entre o estágio curricular do curso de Ciências Biológicas e as diretrizes da Residência Pedagógica, observando as particularidades do período escolar onde o acadêmico (residente) se encontra.

A existência de um programa com tais intenções para a educação em Montes Claros atende não só os acadêmicos da Unimontes nos cursos de licenciaturas, mas também proporciona um grande avanço nas escolas que cediam o programa. Tendo em vista que os alunos ganham um suporte para aprendizagem, os professores podem contar com auxílio dos acadêmicos para desenvolver atividades que demandam uma elaboração maior, e ajuda dadas as circunstâncias que se encontra nossa realidade escolar.

 Neste processo de formação, e oportunidade de desenvolver teoria e prática no projeto, iremos ganhar mais experiência para a carreira docente, muitos licenciados se consideram despreparados para lecionarem, talvez porque não foram instigados, e "treinados" a serem críticos, e reflexivos (EIPECS, 2013). Trabalhando ainda com teorias que não se aplicam mais a sociedade em que vivemos.

Dessa forma, a participação dos acadêmicos de licenciatura na residência pedagógica, se concretiza numa magnitude de extrema importância para a inserção do discente na realidade de sala de aula. Propiciando aos discentes domínios de ferramentas imprescindíveis a execução da docência. O estágio ainda coloca-se como teórico e prático devendo possibilitar, aos discentes uma melhor compreensão das atividades institucionais (BARREIRO, 2015).

  1. DESENVOLVIMENTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA CAMPO

O programa residência pedagógica surge com o intuito de aproximar a pratica docente e os acadêmicos de licenciaturas promovendo uma interação com todos os mecanismos de escolas da rede pública. Para seu desenvolvimento foi criado um plano de ação, com etapas a serem cumpridas durante um período de 18 meses. As etapas são compostas por: preparação dos residentes e preceptores; ambientação na escola campo; imersão do residente na escola campo e socialização dos resultados.

2.1. 1º ENCONTRO-ICIED

A Universidade Estadual de Montes Claros realizou o I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes por meio do Departamento de Educação e Pró-Reitoria de Ensino da UNIMONTES, e aconteceu no período de 15 a 17 de agosto de 2018.

Considerando a urgência de se produzir reflexões capazes de apontar alternativas para os problemas que, historicamente, desafiam as instituições que ofertam licenciaturas e se dedicam a formar professores, visou articular o compartilhamento de pesquisas e o desenvolvimento de atividades com foco em temáticas da Diversidade, junto a grupos de pesquisadores da UNIMONTES, envolvidos na graduação e Pós-Graduação. Objetivou ainda sensibilizar toda a comunidade científica e acadêmica, por meio das interações grupais, para um olhar diferenciado e apurado diante de cada tema tratado, bem como pretendeu complementar o trabalho/formação do professor para o desenvolvimento de suas ações na perspectiva inclusiva.

A palestra de abertura reuniu muitos acadêmicos e professores onde ocorreu a apresentação do programa e objetivos do projeto compartilhando idéias e planos para serem aplicados buscando a melhoria na área de licenciatura.

  1. REUNIÕES

Em agosto de 2018 ocorreu a primeira palestra de apresentação do programa Residência Pedagógica onde foram reunidos acadêmicos, preceptores e professores, no qual teve como finalidade apresentar o projeto para todos os residentes buscando informar  o que seria o projeto e como deveria ser aplicado nas escolas. Foram apresentados também o nome das escolas participantes e todos os preceptores responsáveis por elas, a quantidade de acadêmicos foram devidamente divididos entre as escolas e apresentados aos seus devidos preceptores onde trocaram idéias sobre projetos e planejamento para a aplicação nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (362.7 Kb)   docx (247 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com