TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Filme GATTACA

Artigos Científicos: Relatório Filme GATTACA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  8.663 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DO FILME GATTACA

Em um breve resumo o filme GATTACA é um filme de ficção cientifica onde mostra a história de dois meninos, um deles nascido como “filho de Deus” com várias imperfeições e com expectativa de vida de 30 anos, chamado Vicent Anton e o outro denominado como “filho da genética” chamado Anton, com todas as características necessárias para nascer perfeito. Neste filme a manipulação genética criou preconceitos e divisões sociais, aparentemente legitimadas pela ciência, a classe dos validos e dos não válidos.

Ele nos leva a pensar sobre as implicações éticas e morais da engenharia genética, como a clonagem, organismos geneticamente modificados, projeto genoma humano, transplantes, terapia gênica. A moderna biotecnologia tem potencial para alterar profundamente a natureza e, o próprio ser humano. As técnicas de fecundação “in vitro” e seleção de embriões, utilizadas no filme são usadas hoje, mas não com tanta perfeição, afinal no filme apenas eram “escolhidos”, pois nenhum humano que nascesse poderia nascer com qual doença genética, por trás disso teria todo um contexto que passaria por a realização de um sonho. Hoje algumas pessoas que não podem engravidar naturalmente utilizam técnicas para obter o tão esperado nascimento de um filho.

Vincent está determinado a fazer parte de uma equipe em um vôo para Titã, uma lua de Saturno. Para isso, porém, ele tem de esconder sua "identidade genética", já que possui um problema cardíaco sério, que provocará sua morte por volta dos 30 anos. Vincent esconde esse problema apresentando nos exames amostras do sangue e da urina de Jerome, um indivíduo geneticamente "perfeito", que, por acidente, ficou paraplégico. Apesar de suas imperfeições, Vincent tem uma determinação que lhe permite vencer suas limitações, ir para o espaço.

Devemos considerar também que o problema não é a ciência, mas sim como decidimos aplicar o conhecimento científico. A pesquisa científica pode criar medicamentos que salvam vidas, mas pode também criar armas de destruição em massa. O fundamental é que a sociedade esteja bem-informada para tomar decisões, baseadas em princípios éticos, de modo a usar a ciência para melhorar a qualidade de vida dos seres humanos e para manter a saúde ambiental de nosso planeta. Cabe então à sociedade decidir seu futuro.

Enfim, mesmo no caso de existir uma influência genética nas diferenças de habilidades entre indivíduos, qualquer pessoa deve ter o direito de desenvolver seu potencial como achar melhor, valores pertencem à esfera ética e não à esfera científica, e a ciência não pode dar conta de todas as necessidades humanas, nem é a única forma de conhecer e de se relacionar com o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com