TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sinopse do Filme “Gattaca – A experiência Genética”

Por:   •  6/12/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  3.152 Visualizações

Página 1 de 6

Sinopse do Filme “Gattaca – A experiência Genética”

        O presente trabalho possui o objetivo de realizar uma sinopse do filme “Gattaca – A experiência Genética” com foco na abordagem dos conceitos científicos que foram apresentados no decorrer do filme. Ao assistir o filme é possível ser percebido temas que estão relacionados a Ciência: fertilização in vitro, material genético e sua estrutura, células que compõem o sangue, exames de sangue e urina como identificação, teste do pezinho sendo utilizado como descrição da vida do nascido. Este filme relata a trajetória histórica de Vicent, que possui o sonho de conhecer o universo; no entanto, a partir de um exame realizado ao nascer foi considerado como “inválido” o que impossibilitava-o de ingressar na Gattaca, que somente aceitava pessoas “válidas”. Mas ele não desiste e quando aparece a oportunidade da realização do seu sonho fará o impossível para realizá-lo.

        Quando Vicent nasceu, sua mãe o concebeu com a fé a Deus em vez dos cienticistas. Quando um filho era concebido por Deus, sem manipulação genética, tornavam-se “inválidos”, pois carregavam as descrenças em suas capacidades; enquanto que aqueles que eram concebidos pela ciência, com a utilização da manipulação genética eram considerados “válidos”, pois carregavam o fardo da perfeição. Logo ao nascer, foi realizado um exame com uma gota de sangue do seu pezinho. Esse exame, currículo das células de cada indivíduo, detectou as suas várias doenças e suas respectivas porcentagens (problemas neurológicas; depressão; distúrbios de concentração; problemas cardíacos; propensão a violência) e até sua expectativa de vida (hora e causa da morte).

        No decorre do seu crescimento, os pais tinham muitas preocupações com sua saúde e até mesmo sofria descriminação da sociedade, devido os resultados do exame, e por isso, os pais resolveram que o seu próximo filho viria através da manipulação genética, o que conhecemos por fertilização in vitro. Com isso, eles escolheram as características do filho que não teria as doenças hereditárias, excluindo as possibilidades de  desenvolver quaisquer doenças, incluindo a cardíaca; ele recebeu o nome de Anton.

        Vicent, desde pequeno, tinha paixão pelos planetas e o sonho de ir para o espaço. A realização desse sonho iniciou quando foi trabalhar, como faxineiro em uma empresa de assuntos espaciais – Gattaca. Em vários momentos, durante seu serviço, se colocava no lugar das pessoas consideradas “válidas”. Nesta empresa, não havia a importância quanto ao estudo e preparação das pessoas, mas a importância quanto ao seu DNA ser válido, o seu verdadeiro currículo.

        Mas, em uma noite apareceu um homem em seu quarto, e o levou até Gerome. Este homem era um  agenciador dos negócios para aqueles que queriam adotar a identidade de um “válido”. Gerome era considerado “válido” em Gattaca, pois seu currículo das células era muito bom, pois possui credencias genéticas impecáveis; no entanto, havia sofrido um acidente e acabou perdendo os movimentos das pernas, tornando-se paraplégico. Este homem transformou Vicent muito parecido com Geroma: passou a usar lentes de contato, arrumou os dentes, cortou o cabelo e pintou, fez uma cirurgia para alongar as pernas, fez enchimento na face e praticou muito a assinatura. Depois, de toda a transformação, Vicent foi para a entrevista na Gattaca com todas as credencias genéticas de Gerome, a realização da entrevista era a coleta da urina que colocada em uma máquina aparecia a foto, o nome e um número; e Vicent passou na entrevista.

        Todas as manhãs Vicent tomava duchas para a retirada da maior quantidade de células inválidas que haviam em seu corpo, aparava os pelos, esfoliava a pele. Em seu trabalho aspirava o teclado do computador e deixa fios de cabelo de Gerome em sua gaveta; pois tinha que evitar a descoberta da sua verdadeira identidade. Enquanto isso, Gerome arrumava sacos de sua urina, saquetes de sangue e montes de cabelos; materiais que eram utilizados para a identificação dos indivíduos. Mas, o que era mais utilizado era o sangue, pois no núcleo da célula do sangue está o DNA , material genético de cada indivíduo para sua identificação.

        Mas ocorreu um acontecimento na Gattaca, um homem foi assassinato o que levou a ocorrer uma vasculha no local do crime. Este acontecimento preocupava Vicent, pois poderia comprometer a realização de seu grande sonho. A partir de então começaram a realizar vários testes dentre os indivíduos na Gattaca, pois haviam encontrado um fio de sobrancelha considerada “inválida”, e para cada um dos testes Vicent desenvolvia truques para não ser identificado como um “inválido”: para correr 20 minutos sem apresentar falhas, Vicent colocou um aparelho no peito de Gerome que forjou uma corrida na cadeira de rodas, este aparelho Vicent usou na esteira em um treino; para os testes de urina Vicent utilizava uma sonda para urinar e para testes de sangue tinha uma película com sangue que era grudada em seu dedo, e quando foi necessária a retirada de sangue da veia para o teste, ele tinha um frasco com o sangue de Gerome em sua mão para entregar em vez do sangue coletado. Mas, será que este acontecimento acabou impedindo a realização do grande sonho de Vicent ir conhecer o que havia no espaço?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com