TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Filme Gattaca

Trabalho Escolar: Análise Do Filme Gattaca. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  8.617 Palavras (35 Páginas)  •  10.933 Visualizações

Página 1 de 35

Resumo:

O filme GATTACA trata um futuro não muito distante, no qual é possível a predefinição das características físicas e psicológicas dos bebés em laboratório antes do seu nascimento, como foi o caso de Anton. Todos os indivíduos que não foram concebidos desta forma são considerados inválidos, tal como Vincent (irmão mas velho de Anton), por apresentarem altas probabilidades de vir a ter problemas de saúde. Vincent sonha, desde pequeno, com a sua ida ao espaço mas o seu código genético imperfeito nunca lhe permitirá tal coisa, uma vez que apenas os indivíduos geneticamente planeados possuem as características requeridas para exercer uma posição de renome, enquanto que os inválidos trabalham precariamente. Porém, com muito esforço, força de vontade e com um patrimônio genético válido que lhe é fornecido por Gerome, um antigo atleta que sofreu um acidente, (que lhe fornecia urina, sangue, etc), ele consegue enganar os testes de acesso e de rotina a que se submete (teste de urina, sangue, esforço físico), conseguindo assim também um lugar de destaque na corporação com que sempre sonhou.

Contudo, um homicídio de um técnico de análises, no seu local de trabalho, ameaça , através de uma investigação e de um aperto na segurança, que envolvia a realização de mais exames, expor a sua dita deficiência. Conforme a investigação vai decorrendo, Vincent vai-se tornando cada vez mais suspeito para os investigadores. No entanto, consegue manter o seu esquema, cuidadosamente planeado, e realizar o seu sonho com a ajuda de Irene, por quem se apaixona, provando que as barreiras físicas podem sempre ser superadas pelo poder da mente.

Grupo 3

Questões sobre o filme:

1- Como Vicent consegue passar por Gerome? Quais as mudanças feitas por ele e quais “truques” e cuidados Vicent precisa tomar?

A sociedade de Gattaca está dividida em duas “classes sociais”, os Válidos, os “filhos da Ciência”, produtos da engenharia genética e da eugenia social, e os Inválidos, os “filhos de Deus”, submetidos ao acaso da Natureza e às impurezas genéticas. Gattaca retrata uma sociedade de classe cuja técnica de manipulação do código genético tornou-se prática cotidiana de controle social. Vincent é um jovem ambicioso, que almeja ir além do seu destino genético e decide assumir a personalidade de Gerome Morrow, um Válido que, em virtude de um acidente, ficou paralítico. Utilizando os serviços clandestinos de um “pirata genético”, Vincent clona os registros genéticos de Gerome. Sua ambição é driblar as restrições de classe e se integrar na elite intelectual e moral de Gattaca e realizar seu maior sonho: ir para o planeta Titã, satélite de Júpiter. Ele finalmente consegue um jeito de burlar o sistema: um traficante de material genético, um negociante de sangue, cabelo, urina e identidade dos geneticamente perfeitos. E Gerome é um ex- nadador, tão próximo da perfeição fisicamente e intelectualmente. Vicent tem que tomar cuidados como: não deixar fios de cabelo cair, e não deixar rastros de seu verdadeiro DNA.

Assim Vicent sofre mudanças, começando pela miopia, com o uso de lentes de contato com a cor dos olhos de Jerome,clareamento dos dentes, mudança de escrita de destro para canhoto e ainda uma transformação de altura, pois Gerome mede 1,85cm; assim, Vincent precisa se submeter a um procedimento de corte dos ossos da perna abaixo do joelho, para que no processo de cicatrização os ossos se regenerem mais longos, havendo como resultado o acréscimo de cinco centímetros na sua altura.

2- Como Gerome ajuda Vicent a assumir sua identidade?

Gerome fornece para Vicent amostras de sangue, cabelo, urina e assim conseguem burlar o sistema de segurança de Gattaca. Em um dos momentos do filme, a segurança de Gattaca começa a suspeitar de Vicent e exigem um exame sanguíneo de amostra de sangue tirada da veia para comprovar a exatidão do DNA de Vicent, então ele consegue avisar a Gerome, que se passa por ele neste momento. Assim não conseguem identificar a farsa. No fim do filme, Gerome deixa para Vicent várias amostras de sangue, cabelo, urina, e etc. Gerome comete suicido se incinerando num auto-forno no exato momento em que Vincent parte para Titã. E Vicent pode se tornar “Gerome” definitivamente.

3- Pesquise quais as referências feitas e apresente relação entre esses aspectos do filme e a estrutura do material genético.

• Os aspectos da escada são de uma espiral dupla, igual ao DNA.

• O nome do filme GATTACA, que representa uma sequência de bases nitrogenadas.

• Na introdução do filme, quando se passa o nome dos atores as letras A, T, C e G recebem destaque, por serem bases nitrogenadas.

• A música minimalista de Michael Nyman, caracterizada por repetições de pequenos trechos assim como o material genético.

BIOTECNOLOGIA

1- O que é?

Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços.

Assim, é Biotecnologia o conjunto de técnicas que permite à Indústria Farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos que serão comprados na Farmácia. Como éBiotecnologia o saber que permite cultivar células de morango para a obtenção de mudas comerciais. E também é Biotecnologia o processo que permite o tratamento de despejos sanitários pela ação de microorganismos em fossas sépticas.

A Biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento que incluem a ciência básica (Biologia Molecular, Microbiologia, Biologia celular, Genética, Genômica, Embriologia etc.), a ciência aplicada (Técnicas imunológicas, químicas e bioquímicas) e outras tecnologias (Informática, Robótica e Controle de processos).

A Engenharia Genética ocupa um lugar de destaque como tecnologia inovadora, seja porque permite substituir métodos tradicionais de produção (Hormônio de crescimento, Insulina), seja porque permite obter produtos inteiramente novos (Organismos transgênicos).

A Biotecnologia transforma nossa vida cotidiana. O seu impacto atinge vários setores produtivos, oferecendo novas oportunidades de emprego e inversões.

Hoje contamos com plantas resistentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.5 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com