TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Filme Gattaca e teoria de Francis Galton

Por:   •  17/4/2015  •  Resenha  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  1.411 Visualizações

Página 1 de 2

A relação entre o filme Gattaca e a teoria de Francis Galton

Francis Galton lançou as bases da genética humana e criou o termo eugenia em 1883.

Esse termo esta presente tanto no filme, quanto na teoria de Galton, denominado também como “bem nascido” em outras palavras melhoramento genético, é a ciência que estuda o controle da reprodução humana, com intuito de eliminar as características indesejáveis.

Galton acreditava que os seres humanos deveriam ser independentes da seleção natural e começar a seleção artificial o que ele chama de seleção consciente, assim melhorando a espécie através dos estudos e genética.

Quem desenvolveu então essa ciência foi Francis Galton, influenciado pela obra de seu primo Charles Darwin, inspirado depois Andrew Niccol criou a história do filme Gattaca, o nome originou a partir das iniciais de quatro substâncias que compõe o DNA, sendo Timina, Citosina, Guanina e Adenina.

Vicent Freeman vive em um futuro distante, onde as pessoas foram planejadas geneticamente para serem perfeitos, e as que nascem de forma natural são discriminadas assim como ele, então faz de tudo para demonstrar que mesmo não ter sido concebido artificialmente pode se superar em qualquer coisa, como realizar seu sonho de ser um piloto espacial, mesmo sua família não acreditando, pois naquela época era praticamente impossível.

No filme também observamos que a hereditariedade vem do DNA dos pais, o ser humano consiste de sua genética e tudo que acontece no meio, assim fazendo que o indivíduo construa sua personalidade entre outras características.

Vicent tem dentro de si a vontade de sempre se superar, então consegue se destacar na corporação, se torna um dos melhores pilotos, mais se passando por um nadador que ficou paraplégico e por isso não era aceito para trabalhar na corporação, Vicent então se passou por ele fraudando uma coleta de exames, entre outros.

Assim foi considerado “válido”, porém seu DNA é visto pela sociedade como “inválido”.

“A eugenia pode ser definida como a ciência que trata daquelas agências sociais que influenciam mental ou fisicamente as qualidades raciais das futuras gerações” (Francis Galton)

Dessa forma é a discriminação que nos mostra no filme, Vicent sofre também dentro de casa por sua família, que ao sentir vergonha do filho, optou a ter outro por meio artificial.

No filme observamos essa discriminação quando um dos diretores gerais de Gattaca é assassinado, por terem descoberto que o piloto era um inválido, ele foi considerado como o principal suspeito, mais depois de muitas investigações essa suspeita foi descartado, pois descobre que o verdadeiro assassino era o chefe de Vicent mesmo possuindo um perfil geneticamente sem nenhum instinto violento.

Através disso podemos entender que o meio e a genética interferem um no outro, os acontecimentos ocorridos no meio em que vivemos pode modificar o perfil de uma pessoa, assim como nos mostra exatamente no filme Gattaca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com