TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Gattaca, uma Experiência Genética

Por:   •  12/12/2016  •  Resenha  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  1.459 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ – CESUPA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS – ICJ

EDILSON EVERTON PINTO VIANA

HERYELTON RÊGO PAULA

JULIANA EIRÓ

KAROLINE DA ROCHA PEREIRA

MARCELO MAIA MARQUES FIGUEIREDO

PAULA SANDRINI

RAFAEL MAMEDE DE AVIZ NOGUEIRA

BIOÉTICA E BIODIREITO:

GATTACA, A EXPERIÊNCIA GENÉTICA (1997, DIREÇÃO DE ANDREW NICCOL)

 

   

Trabalho como requisito parcial de avaliação da disciplina Bioética e Biodireito, ministrado pelo professor Msc. Adilon Passarinho Koury. Turma DI2NB, noturno.

Belém-PA

2015

GATTACA, a experiência genética (1997, Direção de Andrew NIccol)

O filme se passa em um futuro distópico em que os seres humanos são valorizados pelo seu material genético, uma vez que a técnica biomédica chegou a um patamar de permitir a manipulação dos genes dos genitores na melhor combinação para a geração de um filho. Dessa forma, pessoas que não são projetadas conforme os padrões valorados pela genética, são considerados cidadãos de segunda categoria. Nesse cenário se observa a tentativa desesperada de um cidadão originado de uma relação natural entre os seus pais em busca de sua valorização social em atividade de importância à qual jamais seria designada. Com base no filme indicado e nos assuntos estudados na disciplina Bioética e Biodireito, responda às questões a seguir.

  1. Vivemos em uma sociedade em que o princípio de que todos os seres humanos são iguais se faz presente com a defesa do princípio da dignidade humana. No futuro distópico representado no filme, esse princípio de igualdade humana é desconsiderado diante da análise do material genético de cada indivíduo, determinando assim sua posição social e de ocupação. Comente essa condição de evidente eugenia comparando sob o fulcro dos modelos de discussão descritivos e personalistas da bioética.
  1. A mesma tecnologia biomédica que permite o controle genético da população também permite, de forma não autorizada, a manipulação de condições físicas de modo a permitir uma espécie de falsidade ideológica genética (simular as condições físicas para se passar por outra pessoa, com outra carga genética). Comente a dualidade da ciência que, com um novo conhecimento, permite encontrar ferramentas e respostas a problemas existentes e serve como mote para o surgimento de novos problemas. Considere, na resposta, os problemas bioéticos advindos desse desenvolvimento tecnológico.

Tudo que existe no enorme universo em que vivemos contém aspectos positivos e negativos, ou seja, possui dualidade em suas funções. Logo, com a ciência, não é diferente. Com ela surgem meios de melhorar a saúde e de obter maior comodidade no nosso dia a dia, surgem também meios de comunicação avançadas, facilidades, tecnologia, segurança, entre outras coisas que surgiram e ainda surgirão que são e serão capazes de melhorar muito a qualidade de vida da população. Esses são considerados pontos positivos da ciência, pois possuem aplicações úteis para usufruímos.

Porém, com tanta capacidade e com evolução rápida, a ciência trás, junto aos seus benefícios, aspectos muito negativos, que vão desde a exclusão daqueles que não tem condições de usufruir de seus benefícios até destruição de grande parte da população, como é o caso do momento em que o mundo está em guerra, que a ciência trabalha em armamento, armas bioquímicas (causadora de muitas doenças de origem não natural), entre outras coisas que geram destruição maciça. Além disso, existem malefícios imediatos e diários, como a poluição.  Exemplo disso, é a energia nuclear que surge com ela a bomba nuclear que causa destruição e o lixo nuclear, gera poluição. E há ainda acontecimentos gerados pela negatividade, como a criação de vírus e bactérias, que pode gerar graves epidemias, cuja cura apenas se cria após certos indícios de propagação e morte causada pela mesma.

Com tantos pontos bons e ruins, é necessário que haja uma certa e importante proteção da dignidade humana, para que essa não seja perdida ou ferida em meio a tamanha evolução e possibilidades gerada pela ciência, essa é a parte que cuida a bioetica. Quando se fala, por exemplo, em controle biomédico, surgem vários dilemas éticos, com a capacidade de predizer mal-formações, a suscetibilidade às doenças, prever longevidade, surgem implicações políticas de austeridade profissionais e afetivas. Além de exclusão de pessoas que, não tem genes "bons o suficiente", problemas também gerado pela medicina perfectiva, que tem como objetivo de melhorar a raça.  

No caso da medicina paliativa, surgem as questões da ética de final de vida - mistanásia, eutanásia, ortotanásia e distanásia - que fazem entrar em conflito a dor e o sofrimento com a proteção da vida. Ou seja, de acordo com que a ciência trás melhoramentos e beneficos em alguns aspectos e para algumas pessoas, trás na mesma proporção malefícios. Por isso, se faz necessárias formas de proteger a felicidade de todos e não permitir que o lucro, a economia de tempo e a maximização de benefícios para alguns se torne foco e fira os direitos dos outros.

Como por exemplo, uma mulher é dopada e completamente anestesiada para ter seu bebê, pois é mais lucrativo para o médico, que não terá que "perder tempo" com o parto normal e nem se entressar com as dores da mulher, podendo maximizar o número de partos dirarios, porém, apesar dos benefícios para o médico, o malefício para as mamães que desejam um parto humanizado é enorme e fere gravemente seu direito, além de ser dever do médico respeitar as escolhas da mãe, ou seja, a ciência permite um parto rápido e indolor, que beneficia muito o médico e as mães que por eles optam, porém, aquelas que não desejam encaram como malefícios e precisam de sua dignidade protegida. 

Pode-se concluir com isso, que nada é perfeito e a ciência também não o é, por mais que o tente ser. Contudo, os seus resultados só dependem do uso feito pelos homens, que deve extrair dela os benefícios e não a corromper .


  1. Alguém que defende que a essência da humanidade está diretamente ligada a uma imprevisão que decorre da própria natureza seria completamente contrário ao determinismo científico aplicado à técnica genética aplicada ao filme. O próprio filme mostra os malefícios e problemas éticos decorrentes da intervenção direta do homem em processos que atualmente são determinados pela natureza. Assuma um posicionamento utilitarista e defenda a aplicação da técnica genética na geração de novos seres humanos, explicando quais os benefícios decorrentes da sua aplicação.

O filme mostra, em um futuro distópico a segregação de pessoas que são “imperfeitas” por terem algum tipo de doença ou anomalia genética. Pensar em uma sociedade em que não houvesse pessoas “imperfeitas” é pensar de um lado em soluções e de outro lado em problemas, pois, com a transformação de seres humanos potencilamente mais inteligentes e saudáveis, faz-se necessário, reconfigurar o ‘novo homem’ dentro de uma sociedade competitiva em todos os aspectos da vida humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com