TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO FILME "GATTACA- EXPERIÊNCIA GENÉTICA"

Por:   •  8/4/2017  •  Dissertação  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  16.022 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA DO FILME "GATTACA- EXPERIÊNCIA GENÉTICA"

O filme de 1997, mostra um futuro próximo para a humanidade onde as tecnologias evoluíram bastante, inclusive na parte reprodutiva. É contada a história de uma pessoa que foi concebida naturalmente e vive em uma comunidade onde a maioria das pessoas foram projetadas geneticamente para serem perfeitos. O ser humano torna-se então arrogante, pois começa a achar tudo o que faz perfeito e imperfeito o que a natureza cria.

O filme é direcionado ao casal Freeman que primeiro tem um filho nascido naturalmente, Vincent Freeman e   depois, um filho nascido artificialmente, Anton Freeman. Anton se desenvolve mais rapidamente que Vincent, promovendo um sentimento de desigualdade, um exemplo marcante foi a natação competitiva nas praias com irmão, em que todas as vezes seu irmão ganhava.

Enquanto os perfeitos ocupam as melhores posições, os imperfeitos ou também denominados inválidos, pois apresentam algum tipo de deficiência física ou psicológica, ocupavam os lugares menos privilegiados na sociedade. É o caso de Vicent, que era faxineiro em Gattaca, mesmo sendo muito inteligente e sonhava em viajar no espaço, mas sofria de problemas cardíacos. Na visão dos perfeitos os inválidos eram impedidos até mesmo de pensar, ficando evidente em uma cena do filme onde Vicent está limpando o vidro do seu local de trabalho, e um supervisor passa por ele e diz “não limpe muito o vidro para não ficar tendo ideias”.

No filme o conceito de ideologia está ligado à desumanização do indivíduo, onde os inválidos são marginalizados por um processo ideológico e não por falta de capacidade ou de inteligência. Porém, Vicent, resolve se passar por outra pessoa, usando o nome de Jerome, consegue provar que era muito capacitado se destacando na empresa. Já Jerome era possuidor de uma inteligência excepcional, mas após sofrer um acidente ficou numa cadeira de rodas paraplégico, não sendo aceitável para trabalhar na corporação. Assim, ele escolheu Vicent para utilizar seus dados e aparência como disfarce e entrar na corporação.

O filme termina com o legado de superação, mostrada no momento em que Vicent ganha do seu irmão na natação. Isso mostra que as deficiências só se tornam obstáculos quando há algum tipo de opressão por trás disso. Os deficientes podem fazer muita diferença nesse mundo. Só necessitam de oportunidades. Esse filme é  muito  importante  para  o  público  em  geral ,  mas  principalmente,  para  estudantes e  atuantes da área de  saúde, mostrando  que  a genética ilimitada pode prejudicar a  sociedade, esquecendo-se de que os seres humanos, além  de seres  racionais, são sentimentais, e não apenas uma máquina de produzir e realizar ciência.


   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com