TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Sistema Cardiovascular

Por:   •  21/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA CARDIOVASCULAR

INTRODUÇÃO

O sistema circulatório humano é responsável pela distribuição do sangue por todo o corpo, permitindo o transporte de oxigênio, hormônios, nutrientes e resíduos para serem eliminados pelo organismo, e é composto também vasos sanguíneos e, especialmente, pelo coração. Para que o sangue alcance as demais células do corpo e realize trocas com elas, é necessário que o coração bombeie-o e bata 100.000 vezes todos os dias, aproximadamente.

Este órgão está localizado na cavidade torácica, entre os dois pulmões, com a maior parte da sua massa presente no seu lado esquerdo, tendo como referência a linha mediana do corpo. É possível dividí-lo em ventrículos direito e esquerdo (onde situa-se uma extremidade pontiaguda chamada ápice), e átrios direito e esquerdo, que compõem a base do coração. Ele é envolvido por uma membrana chamada pericárdio (fibroso e seroso), possui o miocárdio (tecido muscular estriado cardíaco), o qual constitui a maior parte da massa do coração e o endocárdio, camada fina de epitélio simples escamoso que reveste as valvas, suas cordas tendíneas, e também os vasos sanguíneos.

Tantos os átrios como os ventrículos são regiões conhecidas como câmaras do coração, divididos por septos interatrial e interventricular e conectados com as veias cavas superior e inferior, aorta e o tronco pulmonar. Enquanto as veias cavas trazem sangue venoso, rico em dióxido de carbono e pobre em oxigênio, o tronco pulmonar lança esse sangue em direção aos pulmões, e ele volta como sangue arterial após passar pelos vasos capilares, rico em oxigênio e pobre em dióxido de carbono, sendo transportado ao resto do corpo pela aorta. Sendo assim, é possível entender que, tendo o coração como referência, as veias são aferentes - circulam sangue do corpo ao coração - e as artérias são eferentes - circulam sangue do coração para o resto do corpo.

Essas passagens do sangue entre átrios, ventrículos e regiões externas ao coração são possíveis graças às valvas atrioventriculares tricúspide (direita), bicúspide (esquerda ou mitral), semilunares aórtica e pulmonar. Cada valva é composta por cúspides, ou válvulas, formadas por cordas tendíneas e músculos papilares, abrindo-se ou fechando-se para permitir ou impedir a passagem do sangue, respectivamente.

MATERIAIS E MÉTODOS

A prática foi feita a partir de um coração bovino, uma bandeja plástica, uma pinça, um bisturi, uma luva, uma faca, papéis toalhas e máquina fotográfica. Para a sua realização, fotografou-se todas as etapas para melhor elucidação. Primeiro, analisou-se a anatomia externa do órgão fechado, em vista dorsal e frontal. Com a pinça e o bisturi, foi possível averiguar as texturas dos diferentes tecidos, assim como elementos específicos como o pericárdio. Em seguida, com a faca e o bisturi, houve a dissecação do coração, abrindo-o com cortes paralelos a artéria aorta. Com isso, foi possível uma melhor análise da parte interna do órgão.

RESULTADOS

Primeiramente observou-se a anatomia externa do coração, que não possuía átrios. Quando em posição anatômica, foi possível observar a artéria coronária,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com