TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha

Trabalho Universitário: Resenha. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 4

Peter. O Show de Truman - O Show da vida. EUA, 1998

CREDENCIAIS DO AUTOR: Peter Lindsay Weir (Sydney, 21 de agosto de 1944) é um diretor de cinema e roteirista australiano. Depois de uma educação tradicional, Weir estudou Arte e Direito na Universidade de Sydney. Interrompeu os estudos para fazer uma viagem à Europa e, quando voltou à Austrália, estava determinado a trabalhar no mundo do espetáculo. Assim, em 1967, ingressou na Televisão e aí lhe foi dada uma oportunidade para realizar dois pequenos filmes que tiveram grande sucesso. Em 1971 foi-lhe confiada a realização de Michael, que fazia parte de um filme de três episódios intitulado Three to go. Mas só em 1974 conseguiria dirigir a sua primeira longa-metragem (The Cars That Ate Paris) e, no ano seguinte, realizaria o filme que o haveria de tornar conhecido em todo o mundo: Picnic at Hanging Rock. O seu primeiro filme realizado nos Estados Unidos foi A Testemunha, em 1985.

RESUMO DA OBRA: O filme “O Show de Truman” nos conta a história do personagem Truman, que vive confinado em um Reality Show diferente dos convencionais que conhecemos, pois, ele não sabe que participa de um programa, toda sua vida é uma farsa, seus amigos, trabalho e casamento até mesmo sua cidade é fictícia. Truman descobre e tenta fugir dessa vida monótona para ir à busca da verdade. O filme nos transporta a uma visão de um mundo imaginário, utópico, mais real tanto quanto a realidade imposta pela nossa atual sociedade.

UNIDADE DO TEXTO

O filme “O Show de Truman” foi lançado em 1998 na direção de Peter Weir. Tem como enredo a historia do personagem Truman que é um inocente, que tem sua vida transmitida ao vivo em canal de TV que apresenta o programa chamado “Show de Truman” para o mundo todo. Logo após o seu nascimento o bebê Truman foi selecionado para participar do programa. Truman cresce tudo o que ocorre ao seu redor é fictício, seu emprego, seus amigos, sua cidade e até mesmo seu casamento, ele é o único personagem dessa novela da vida real que não sabe o que está acontecendo.

Em um determinado ponto do filme, Truman, começa a perceber que há algo de errado com o jeito de agir de sua esposa, seus amigos e de todos os moradores da pequena cidade em relação a ele. Do lado de trás das telinhas, as pessoas são fissuradas pelo programa, os produtores e a emissora que transmite o programa arrecadam fortunas com a imagem de Truman. Devido a sua desconfiança, Truman decide partir da cidade, mas temendo isso, os produtores do programa fazem de tudo para prender ele na cidade, mas Truman vence seu trauma de infância quando supostamente perdeu seu pai no mar, e parti a bordo de uma embarcação em busca do desconhecido, nesta aventura ele quase perde sua vida ao vivo, devido a uma tempestade manipulada pela direção do programa, mas Truman consegue sobreviver e chega até o final da cidade cenográfica, lá encontra uma porta, ele se desespera sabendo que tudo aquilo era uma farsa, e vai em direção a porta, quando subitamente ouve uma alta voz (diretor do programa) vinda do “céu”, pedindo que ele não entre na porta, pois o mundo lá fora é cruel e injusto, garantido que se ele permanecer em sua cidade terá uma vida feliz para o resta da vida, mas Truman irado se despede

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com